Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/6706
Tipo do documento: Tese
Título: Concepções de língua(gem) que integram o ideário pedagógico de uma professora e de seus alunos na sala de aula de português-LE
Autor: Souza, Aline Gomes
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/3535693812577284
Primeiro orientador: Mello, Heloísa Augusta Brito de
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/3295140825537521
Primeiro coorientador: Mesquita , Deise Nanci de Castro
Currículo Lattes do primeiro coorientador: http://lattes.cnpq.br/4043217912376564
Primeiro membro da banca: Mello , Heloísa Augusta Brito de
Segundo membro da banca: Mesquita , Deise Nanci de Castro
Terceiro membro da banca: Freire , Silvana Matias
Quarto membro da banca: Silva , Barbra do Rosário Sabota
Quinto membro da banca: Rees , Dilys Karen
Resumo: Esta pesquisa apresenta os resultados de um estudo de caso qualitativo realizado em uma sala de aula de um curso de Português como Língua Estrangeira (Português-LE) para alunos em situação de intercâmbio na Universidade Federal de Goiás (UFG). O objetivo maior é o de compreender que concepções de língua(gem) permeiam as interações dialógicas ocorridas entre a professora e seus alunos. De forma específica, o trabalho visa a (i) identificar e analisar que concepções de língua(gem) fundamentam a abordagem pedagógica da professora durante suas aulas para esse grupo de alunos; (ii) compreender a percepção dos alunos sobre o que é aprender e ensinar uma LE, neste caso o português; (iii) reunir indícios de mudança na visão da professora sobre língua(gem) e sobre o que é ensinar e aprender uma LE, e verificar em que medida essa mudança é impactada pela percepção dos alunos. Para atingir tais objetivos apoio-me nos princípios qualitativos do estudo de caso, considerando que essa abordagem permite uma visão holística e naturalística do contexto, das ações, comportamentos e interações dos participantes em relação à problemática focalizada. No que se refere aos referenciais teóricos, o estudo fundamenta-se nos conceitos de competência gramatical de Chomsky (1957, 1959) e competência comunicativa de Hymes (1986), bem como nos conceitos de Bakhtin/Volochínov (2009) e Bakhtin (2012b) sobre o princípio dialógico constitutivo da linguagem. Os dados mostram que três concepções permeiam o ideário pedagógico da professora ao longo de seu estágio docência realizado nesta sala de aula. A primeira, formalista ou estruturalista, considera a língua como um sistema de estruturas linguísticas que se relacionam entre si para produzir significados. Nessa perspectiva, ensinar/aprender uma LE é ensinar/aprender suas formas. A segunda, interacionista ou comunicativista, vê a língua como um instrumento para a comunicação e expressão do significado. Nesse sentido, ensinar/aprender uma LE é ensinar/aprender a usá-la para a comunicação. E a terceira, dialógica, tratada na segunda parte da análise, concebe a língua como o local das interações sociais/interpessoais. Ensinar/aprender uma LE é, portanto, um processo dialógico
Abstract: This thesis presents the results of a qualitative case study carried out in a Portuguese as a Foreign Language (Portuguese-FL) classroom with exchange students attending Universidade Federal de Goiás (UFG). Its general aim was to verify which language concepts underlie teacher-student dialogical interactions in the classroom. As regards specific aims, this study sought to (i) identify and analyse which language concepts support the teacher’s pedagogical approach during lessons to this particular group of students; (ii) understand students’ perceptions concerning what it means to learn and teach a foreign language, in this case Portuguese; (iii) gather evidence of change in the teacher’s view on language and on what it means to teach and learn a foreign language, as well as verify to what extent this change is influenced by students’ perceptions. To achieve these aims, this thesis is grounded in the qualitative principles of case studies, considering that this approach allows for a holistic and naturalistic view of the context and of participants’ actions, behaviour, and interactions regarding the problematics at hand. The theoretical framework covers Chomsky’s (1957, 1959) concept of grammatical competence and Hymes’ (1986) concept of communicative competence, as well as the works of Bakhtin/Volochínov (2009) and Bakhtin (2012b) concerning the constitutive dialogic principle of language. Results show that three concepts underlie the teacher’s pedagogical reasoning over the course of her teaching internship in the classroom researched. The first, formalist or structuralist, views language as a system of linguistic structures which interact to produce meanings. From this perspective, teaching/learning a FL equates to teaching/learning its forms. The second concept, interactionist or communicativist, sees language as an instrument for communicating and expressing meaning. In this sense, teaching/learning a FL equates to teaching/learning to use it for communication. The third concept, dialogic, addressed in the second part of the analysis, regards language as the locus for social/interpersonal interactions. Teaching/learning a FL is, therefore, a dialogic process.
Palavras-chave: Ensino
Aprendizagem
Uso
Português/língua estrangeira
Teaching
Learning
Use
Portuguese as a foreign language
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Letras - FL (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (FL)
Citação: SOUZA, A. G. Concepções de língua(gem) que integram o ideário pedagógico de uma professora e de seus alunos na sala de aula de português-LE. 2016. 174 f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/6706
Data de defesa: 30-Set-2016
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras e Linguística (FL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Aline Gomes Souza - 2016.pdf5,73 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons