Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/6803
Tipo do documento: Dissertação
Título: Corpo deseducado: gênero, performance e política do corpo em poéticas visuais
Título(s) alternativo(s): Uneducated body: gender, performance and politics of the body in visual poetics
Autor: Marques, Roberta Letícia Pereira
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/0861021882229108
Primeiro orientador: Chaud, Eliane Maria
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/0351688503655258
Primeiro membro da banca: Chaud, Eliane Maria
Segundo membro da banca: Santana, Arão Nogueira Paranaguá de
Terceiro membro da banca: Silva, Thiago F. Sant’Anna e
Quarto membro da banca: Dias, Karina
Quinto membro da banca: Jorge, Anahy
Resumo: A pesquisa teórico-poética descrita aqui aborda o corpo feminino deseducado como espaço político de resistência frente à regulamentação institucional dos corpos. Através da criação da performance “Pagando Calcinha” e de seus registros visuais e audiovisuais são abordadas, direta ou indiretamente, questões relacionadas à performatividade de gênero, circuitos regulatórios do corpo feminino e sua profanação, corpo como suporte e como objeto de arte, fotografia e vídeo como registros de ação artística e como obras autônomas, dentre outros assuntos, visando compreender o extenso campo de discussão sobre o tema. Em seus objetivos, busca a verificação da emergência do corpo enquanto tema de estudo no campo das artes integradas no século XX com enfoque na produção de artistas mulheres a partir da segunda metade do século passado; a compreensão dos conceitos de normatização, disciplina e resistência em Michel Foucault e profanação em Giorgio Agambem. Busca ainda a pesquisa das especificidades técnicas, conceituais e estéticas da fotografia e do vídeo enquanto registros documentais da performance; e também a análise dos aspectos formais, contextuais e conceituais de obras artísticas e artefatos culturais relacionados ao corpo político e discursivo e às artes do corpo (performance e body art). A metodologia empregada é a Pesquisa em Poéticas Visuais/Pesquisa em Arte, orientada pelo percurso criativo, através da abordagem do objeto artístico a partir de uma reflexão sobre o processo de criação. Nesse sentido, a pesquisa se concentrou em torno do fazer artístico como fonte de discussão prática, buscando experimentações e desdobramentos na produção poética através de linguagens híbridas.
Abstract: The theoretical-poetics research described here addresses the uneducated female body as a political resistance against the institutional regulatory bodies. Through the creation of the performance "Pagando Calcinha" and its visual and audiovisual records are addressed, directly or indirectly, issues related to gender performativity, regulatory circuits of the female body and its profanation, and the body as an support and object of art, photography and records video as artistic action and as autonomous works, among other things, seeking to understand the extensive field of discussion on the topic. In discussion about your goals, seek verification of the emergence of the body as a subject of study in the field of integrated arts in the twentieth century with focus on the production of women artists from the second half of the last century; understanding the concepts of standardization, discipline and endurance in Michel Foucault and profanation in Giorgio Agambem. Searching also research of technical, conceptual and aesthetic specificities of photography and video as documentary records of performance; and also the analysis of the formal, contextual and conceptual aspects of artworks and cultural artifacts related to the political and discursive body and the body arts (performance and body art). The methodology is the Visual Poetics Research / Research in Art, guided by creative path through the approach of the art object from a reflection on the process of creation. In this sense, the research focused around the art-making as a source of practical discussion, seeking trials and developments in poetic production through hybrid languages.
Palavras-chave: Corpo
Gênero
Profanação
Performance
Poéticas visuais
Body
Gender
Profanation
Performance
Visual poetics
Área(s) do CNPq: ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Artes Visuais - FAV (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual (FAV)
Citação: MARQUES, R. L. P. Corpo deseducado: gênero, performance e política do corpo em poéticas visuais. 2014. 141 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Visual) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/6803
Data de defesa: 19-Ago-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Arte e Cultura Visual (FAV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Roberta Letícia Pereira Marques - 2014.pdf3,62 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons