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Tipo do documento: Dissertação
Título: Quid sit christianum esse? A batalha pela memória cristã no adversus arrianos libri de Hilário de Poitiers (séc. IV)
Título(s) alternativo(s): Quid sit christianum esse? La bataille pour la mémoire chrétienne adversus arrianos libri de Hilaire de Poitiers (séc. IV)
Autor: Moura, Fernando Divino Teodoro
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/7010350006757443
Primeiro orientador: Omena, Luciane Munhoz de
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/0630395552910286
Primeiro membro da banca: Arantes Júnior, Edson
Segundo membro da banca: Silva, Gilvan Ventura da
Terceiro membro da banca: Gonçalves, Ana Teresa Marques
Quarto membro da banca: Nascimento, Renata Cristina de Souza
Quinto membro da banca: Omena, Luciane Munhoz de
Resumo: A presente dissertação possui três eixos centrais, nos quais buscamos pesquisar os livros IVVII do Adversus arrianos libri (Contra os arianos) de Hilário de Pictavium (310-320/367-368). A problemática central que colocamos visa compreender como Hilário, a partir de um gerenciamento temporal plasmado por uma narrativa outorgada por uma memória bíblica fundante de estruturas conectivas, buscou produzir laços identitários dentre os cristãos e o poder imperial romano. Em nosso primeiro ponto buscamos evidenciar como os traços/vestígios do passado judaico-cristão foram (res)significados e (re)empregados enquanto subsídios validativos/estruturantes de uma proposta político-eclesiástica. Junto a isso, em um segundo momento, analisamos como Hilário utilizou-se, a contrapelo, de uma carta do Presbítero alexandrino Ário para validar essa proposta. E, por último, de qual maneira essas duas etapas supracitadas ganharam forma e musculatura por meio dos usos de elementos extraídos da retórica greco-romana. O fio condutor que encadeia esses três pontos, desenvolvidos ao longo dos três capítulos, é o telos (meta) de nossa proposta, a qual Hilário teria almejado estabelecer um tipo de unidade simbólica entre a política religiosa romana e a cristã. Conjecturamos que isso se daria por meio da constituição de uma única identidade cristã que ofertaria uma singular recepção à legitimidade do imperador perante as conflitantes comunidades cristãs. Neste trabalho, tais questões são analisadas por meio dos usos de traços que compõem a imagem do passado bíblico (re)empregado por Hilário em uma forma que monumentalizada/sacralizada, por seus elementos memorialísticos, tanto uma então reinante ortodoxia cristã, quanto a legitimidade do poder imperial Romano.
Abstract: Cette dissertation présente trois axes principaux, dans lesquels nous cherchons à développer, à partir des livres IV-VII du Adversus arrianos libri (Contre les Ariens) de Hilaire de Poitiers (310- 320/367-368), une probématique centrale : comment Hilaire, à partir d’une gestion temporelle modelée par um récit construit d’aprés une mémoire biblique fondatrice de structures de connection, a cherché à produire des rapports identitaires entre les chrétiens et le pouvoir impérial romain. Le premier point développé cherche à montrer comment les traces/vestiges du passé judéochrétien ont été (re)resignifiés et (ré)utilisés comme éléments de validation/structuration d’une proposition politico-ecclésiastique. Parallélemment, dans un deuxième moment, nous analysons la manière dont Hilaire s’est servi, à rebours, d’une lettre du Prêtre alexandrin Arius pour valider cette proposition. Et enfin, dans un dernier moment, nous étudions la façon dont les deux étapes antérieurement citées ont pris forme et ossature à travers les utilisations d’éléments de la rhétorique gréco-romaine. Le fil conducteur qui relie ces trois points, développés au cours des trois chapitres, s’explicite dans le télos ( but) de notre hypothése, selon laquelle Hilaire aurait eu pour projet d’établir une unité symbolique entre la politique religieuse romaine et celle du christianisme. Nous conjecturons que cela se serait fait via la constitution d’une identité chrétienne unique qui offrait une reception singulière à la légitimité de l’empereur devant les communautés chrétiennes alors en conflit. Dans ce travail, ces questions sont analysées sur base de l’utilisation des traces qui composent l’image du passé biblique tel que (ré)utilisé par Hilaire dans une forme qui monumentalise/sacralise, par ses éléments mémorialistiques, tant l’orthoxie chrétienne alors souveraine que la légitimité du pouvoir impérial romain.
Palavras-chave: Hilário de Poitiers
Antiguidade tardia
Memória
Identidade
Político-religioso
Hilaire de Poitiers
Antiquité tardive
Mémoire
Identité
Politico-religieux
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de História - FH (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em História (FH)
Citação: MOURA, Fernando Divino Teodoro. Quid sit christianum esse? A batalha pela memória cristã no adversus arrianos libri de Hilário de Poitiers (séc. IV). 2017. 139 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/6872
Data de defesa: 14-Fev-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em História (FH)

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