Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/6876
Tipo do documento: Dissertação
Título: A obra para violão de Pedro Cameron: características idiomáticas e estilísticas
Título(s) alternativo(s): The works for classical guitar of Pedro Cameron: idiomatic and stylistic characteristics
Autor: Perotto, Leonardo Luigi
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/7989455813330238
Primeiro orientador: Meirinhos, Eduardo
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/0771092244377551
Primeiro membro da banca: Meirinhos, Eduardo
Segundo membro da banca: Aguiar, Werner
Terceiro membro da banca: Fraga, Orlando
Resumo: A proposta desta pesquisa é investigar o processo de criação do compositor paulista Pedro Cameron, principalmente através do levantamento e análise de sua obra, apontando características estilísticas em relação ao idiomatismo do violão e da influência do instrumento nas soluções composicionais. No princípio do século XX, observamos um significativo crescimento no número de obras escritas para o violão por compositores de diversas vertentes musicais, obras que consolidaram a absorção idiomática do instrumento. A obra musical para violão de Pedro Cameron se insere neste contexto, criando um elo investigativo importante sobre o repertório contemporâneo brasileiro atual. A primeira parte do trabalho contextualiza tal momento, apresentando tópicos sobre o violão no Brasil e no Mundo, além de uma breve biografia do compositor. A segunda parte apresenta uma investigação a partir das análises de algumas obras do compositor que compreendem o período entre a década de 1970 aos dias atuais, tendo como referencial teórico autores como Spencer & Temko (1988), Hanslick (1992), Dudeque (1996), Schoenberg (1996), Oliveira (1998), Menezes (2002) e Zuben (2004). A última parte visualiza os procedimentos do compositor através do que foi constatado nas análises, apresentando soluções composicionais e técnicas através das quais ele criativamente incorporou elementos do idiomatismo do violão à sua escrita.
Abstract: The proposal of this research is to investigate the process of creation of the Brazilian composer Pedro Cameron, mainly through the survey and analysis of his work, pointing out specific stylistic characteristics, his perception of the classical guitar idiomatism, and its influence on compositional solutions. In the beginning of the twentieth century, there was a significant growth in the number of works written for the classical guitar by composers of diverse musical backgrounds. These works consolidated a more reorganization both in the writing and the idiomatic absorption of the instrument. The musical works for classical guitar by Pedro Cameron is part of this context, creating an important investigative link for the Brazilian contemporary repertoire. The first part of this master thesis contextualizes this moment, presenting information about the classical guitar in Brazil and the world, and a brief biography of the composer. The second part presents an analytical inquiry of some Cameron's pieces, encompassing the period between the decade of 1970 and the present days. The theoretical framework is based on authors such as Spencer & Temko (1988), Hanslick (1992), Dudeque (1996), Schoenberg (1996), Oliveira (1998), Menezes (2002) e Zuben (2004). The last part evaluates the procedures of the composer through what was observed in the analyses, presenting compositional solutions and techniques he creatively used to incorporate significant elements of the classical guitar idiomatism, influencing the process of writing and his compositional style.
Palavras-chave: Música brasileira
Violão
Interpretação
Composição musical
Brazilian music
Classical guitar
Performance
composition
Área(s) do CNPq: ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Escola de Música e Artes Cênicas - EMAC (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Musica (EMAC)
Citação: PEROTTO, Leonardo Luigi. A obra para violão de Pedro Cameron: características idiomáticas e estilísticas. 2007. 479 f. Dissertação (Mestrado em Musica) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/6876
Data de defesa: 30-Abr-2007
Aparece nas coleções:Mestrado em Música (EMAC)



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons