Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/6884
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSchneider, Anderson-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3544305779317305por
dc.contributor.advisor1Freitag, Maria Salete Batista-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3094358031059703por
dc.contributor.referee1Viana, Adriana Backx Noronha-
dc.contributor.referee2Rossi, Ricardo Messias-
dc.date.accessioned2017-03-03T11:29:09Z-
dc.date.issued2016-04-29-
dc.identifier.citationSCHNEIDER, Anderson. A aprendizagem do empreendedorismo e a sua influência no processo de criação de empresas. 2016. 102 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/6884-
dc.description.resumoO objetivo desse estudo foi compreender a influência do histórico de aprendizagem dos empreendedores sobre o processo de criação e o desempenho futuro das empresas. Para tanto, utilizou-se o Panel Study of Entrepreneurial Dynamics II (PSED II) como amostra. Trata-se de um painel envolvendo 1.214 empreendedores nascentes dos Estados Unidos que foram acompanhados durante os anos de 2005 a 2011 através de entrevistas por telefone sobre diversos temas que envolvem o processo de criação de empresas. O estudo teve como eixo teórico a aprendizagem organizacional e a aprendizagem do empreendedorismo e foi desenvolvido em duas etapas sendo a primeira com o objetivo específico de avaliar a relação causal entre o histórico de aprendizagem dos empreendedores e a realização de atividades do processo de criação de empresas e pela qual utilizou-se o método de regressão linear múltipla. A segunda envolveu a avaliação da relação causal entre a realização de atividades do processo de criação e o desempenho futuro das empresas, utilizandose para tanto, métodos de regressão logística. Os resultados demonstram que o histórico de aprendizagem dos empreendedores favorece a realização de atividades do processo de criação de empresas,e essas por sua vez, quando realizadas, aumentam as chances das empresas atingirem melhores resultados de desempenho, traduzidos na realização de vendas e o atingimento do equilíbrio entre receitas e despesas. Percebeu-se também, que o histórico de aprendizagem por si só, não possui relações significativas com o desempenho.por
dc.description.abstractThe aim of this study was to understand the influence of learning history of nascent entrepreneurship about start-up process and the future performance of the companies. To this end, we used the Panel Study of Entrepreneurial Dynamics II (PSED II) as a sample. This is a panel involving 1214 United States entrepreneurs were accompanied during the years of 2005 to 2011 through telephone interviews on various topics involving the business creation process. The study had as theoretical axis organisational learning and learning entrepreneurship and was developed in two stages, the first being with the specific objective of assessing the causal relationship between learning history of entrepreneurs and the activities of start-up process by which we used the method of multiple linear regression. The second involved the assessment of the causal relationship between the realization of activities of the startup process and the future performance of the companies using logistic regression methods. The results demonstrate that the learning history of entrepreneurs favors the activities of business creation process, and these in turn, when carried out, increase the chances of the businesses achieve best performance results, translated in conducting sales and achieving a balance between revenue and expenditure. It was noted also that the learning history by itself does not have significant relations with the performance.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Erika Demachki (erikademachki@gmail.com) on 2017-03-02T17:53:06Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Anderson Schneider - 2016.pdf: 2205433 bytes, checksum: 5622a29cebd2d8d3475b58108b9b11fc (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2017-03-03T11:29:09Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Anderson Schneider - 2016.pdf: 2205433 bytes, checksum: 5622a29cebd2d8d3475b58108b9b11fc (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-03-03T11:29:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Anderson Schneider - 2016.pdf: 2205433 bytes, checksum: 5622a29cebd2d8d3475b58108b9b11fc (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2016-04-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Goiáspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas - FACE (RG)por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administração (FACE)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEmpreendedorismopor
dc.subjectCriação de empresaspor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectPsedpor
dc.subjectEntrepreneurshipeng
dc.subjectCreation of enterpriseseng
dc.subjectLearningeng
dc.subject.cnpqADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpor
dc.titleA aprendizagem do empreendedorismo e a sua influência no processo de criação de empresaspor
dc.title.alternativeThe learning of entrepreneurship and its influence on the process of creation of companieseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração (FACE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Anderson Schneider - 2016.pdf2,15 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons