Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/6936
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Ana Cecília Soares-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7973812294402691por
dc.contributor.advisor1Martins, Lucinéia Scremin-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6636418419069593por
dc.contributor.referee1Martins, Lucinéia Scremin-
dc.contributor.referee2Zarbato, Jaqueline Martins-
dc.contributor.referee3Junqueira, Ivanilda Aparecida Andrade-
dc.date.accessioned2017-03-20T12:01:47Z-
dc.date.issued2016-10-18-
dc.identifier.citationCARVALHO, A. C. S. Conexões e desconexões – os temas da história e geografia no ensino fundamental e sua relação com a sociologia no ensino médio. 2016. 90 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/6936-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem o objetivo de analisar se os conteúdos/saberes da sociologia possuem conexões com os temas de trabalho das disciplinas de História e Geografia do Ensino Fundamental. Partindo da concepção de que a educação visa (ou deveria visar) uma formação integral do cidadão, proporcionando conhecimentos e reflexões para que o educando possa compreender o contexto em que vive, e assim, transformá-lo; pensamos em como a formação mais humanística/reflexiva tem sido realizada nas escolas, sobretudo na Educação Básica. Para esse estudo, a Ciências Humanas do Ensino Fundamental está aqui representada pelas disciplinas de História e Geografia; e analisamos as possibilidades destas duas áreas de conhecimento e suas possíveis conexões e interligações com a sociologia. Para isso, avaliamos documentos oficiais e Livros Didáticos para melhor compreender como os conteúdos da área das Ciências Humanas têm sido trabalhados com as crianças e jovens; e quais as possibilidades de contribuição da sociologia enquanto disciplina no currículo do Ensino Fundamental. Em nossa análise notamos alguns descompassos entre os objetivos traçados para a História e a Geografia, e a forma como essas disciplinas se apresentam na realidade do trabalho nas escolas, pontuando também, as intencionalidades e interesses que permeiam e cerceiam o trabalho crítico e reflexivo nas escolas. Diante deste cenário, apresentamos discussões sobre a importância das Ciências Humanas na educação, as contribuições e possibilidades de trabalho entre a História, a Geografia e a Sociologia.por
dc.description.abstractThis research aims to analyze whether the content of sociology have connections with the working themes of disciplines of History and Geography (Elementary School). Starting from concept that education aims (or should aim) an integral formation of citizens, providing knowledge and reflections so that student can understand the context in which he lives, and thus transform it; we think of as the most humanistic/reflective training has been conducted in schools, especially in Elementary School and High School. For our study, the Human Sciences of Elementary School has represented here by disciplines: History and Geography, and we analyze the possibilities of these two areas of knowledge and their possible connections/interconnections with sociology. For this, we evaluated official documents and textbooks for better understand how the Social Sciences field contents has worked with our children and youth; and what are the contributions of the sociology as a discipline in the Elementary School curriculum. In our analysis we noticed some mismatches between the goals set for the History and Geography, and how these disciplines are shown in the reality work in schools, punctuating also, the intentions and interests that permeate the critical and reflexive work in schools. Faced with this scenario, we present discussions on the importance of the Human Sciences in education, the contributions and work opportunities between the History, Geography and Sociology.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Cássia Santos (cassia.bcufg@gmail.com) on 2017-03-13T15:11:39Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Ana Cecília Soares Carvalho - 2016.pdf: 1965163 bytes, checksum: f9166047fb6b1ebe647f0531e32e63ac (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2017-03-20T12:01:46Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Ana Cecília Soares Carvalho - 2016.pdf: 1965163 bytes, checksum: f9166047fb6b1ebe647f0531e32e63ac (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-03-20T12:01:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Ana Cecília Soares Carvalho - 2016.pdf: 1965163 bytes, checksum: f9166047fb6b1ebe647f0531e32e63ac (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2016-10-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Goiáspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Sociais - FCS (RG)por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Sociologia (FCS)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectCiências Humanaspor
dc.subjectSociologia e educaçãopor
dc.subjectHuman Scienceseng
dc.subjectSociology and educationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.titleConexões e desconexões – os temas da história e geografia no ensino fundamental e sua relação com a sociologia no ensino médiopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Sociologia (FCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Ana Cecília Soares Carvalho - 2016.pdf1,92 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons