Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7037
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A (in)visibilidade de Paul Feyerabend nas publicações sobre ensino de ciências no Brasil |
Título(s) alternativo(s): | The (in)visibility of Paul Feyerabend in brazilian publications of science teaching |
Autor: | Silva, Ari Simplício Soares |
Currículo Lattes do Autor: | http://lattes.cnpq.br/0733524028619569 |
Primeiro orientador: | Barrio, Juan Bernardino Marques |
Currículo Lattes do primeiro orientador: | http://lattes.cnpq.br/6859482550702496 |
Primeiro membro da banca: | Barrio, Juan Bernardino Marques |
Segundo membro da banca: | Baldino, José Maria |
Terceiro membro da banca: | Silva, Marcos Antônio da |
Resumo: | O filósofo austríaco Paul K. Feyerabend, a partir de sua representação acerca da natureza da ciência denominada Anarquismo Epistemológico, transformou-se num dos mais influentes e polêmicos epistemólogos do século passado. E, tendo em vista a crescente atenção dada às contribuições da epistemologia para com o ensino de ciências, surge diante de nós um problema: o da invisibilidade das contribuições feyerabendianas para se pensar a educação científica no contexto brasileiro. Sendo assim, realizamos um estudo da obra feyerabendiana, buscando relacionar sua representação da ciência, a educação e o ensino de ciências. Para melhor compreender os motivos dessa invisibilidade, sob a luz do referencial teórico de Roger Chartier, desenvolvemos um estudo sobre a luta de representações acerca da natureza da ciência e suas implicações para a educação científica. |
Abstract: | The Austrian philosopher Paul K. Feyerabend, from his portrayal of the nature of science called Epistemological Anarchism, has become one of the most influential and controversial epistemologists of the last century. And, given the growing attention given to the contributions of epistemology to science teaching, a problem arises before us: that of the invisibility of feyerabend’s contributions to think about scientific education in the Brazilian context. Thus, we conducted a study of the Feyerabend works, seeking to relate its representation of science, education and science teaching. To better understand the reasons for this invisibility, in the light of Roger Chartier theoretical framework, we have developed a study on the struggle of representations about the nature of science and its implications for scientific education. |
Palavras-chave: | Ensino de ciências Epistemologia Luta de representações Representação hegemônica Feyerabend Science Teaching Epistemology Struggle of representation Hegemonic representation Feyerabend |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Goiás |
Sigla da instituição: | UFG |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-graduação (PRPG) |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PRPG) |
Citação: | SILVA, A. S. S. A (in)visibilidade de Paul Feyerabend nas publicações sobre ensino de ciências no Brasil. 2016. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7037 |
Data de defesa: | 29-Mar-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação em Ciências e Matemática (PRPG) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Ari Simplício Soares Silva - 2016.pdf | 1,81 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons