Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7041
Tipo do documento: Dissertação
Título: O catolicismo Orionita no antigo extremo norte goiano nos relatos de memória dos “filhos da Divina Providência”, (1952-1980)
Título(s) alternativo(s): Orionite catholicism in the ancient northern goian in memory stories of "soons of Divine Providence"
Autor: Silva, Raylinn Barros da
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/5908615849463190
Primeiro orientador: Serpa, Élio Cantalício
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/7856851919811733
Primeiro membro da banca: Serpa, Élio Cantalício
Segundo membro da banca: Silva, Maria da Conceição
Terceiro membro da banca: Quadros, Eduardo Gusmão de
Quarto membro da banca: Sandes, Noé Freire
Resumo: O objetivo da pesquisa que originou este estudo foi historicizar, refletir e explicar a presença, desde a década de 1950 até os anos 1980, no antigo extremo norte de Goiás na época, hoje norte do Estado do Tocantins, de um grupo de missionários católicos, mais conhecidos como orionitas. Eles estabeleceram-se naquela região e lá construíram igrejas, fundaram escolas e hospitais. A presença dos missionários orionitas na região aqui estudada é tão visível que eles ocupam um lugar de destaque na organização das instituições daquela sociedade, desde a creche à universidade, do trabalho de acolhida ao hospital, da formação de movimentos religiosos leigos às principais igrejas da região. Nesse sentido, objetivamos entender a presença desses missionários naquela região buscando identificar a relação entre o trabalho que eles desenvolveram e o que pode ter levado, a nosso ver, ao processo de estruturação do catolicismo no espaço aqui estudado. Assim, nosso caminho no sentido de transformar nossa proposta de pesquisa em um problema efetivo nos conduziu a um questionamento central: como os missionários orionitas estruturaram, ao modo deles, o catolicismo na região do antigo extremo norte goiano naquele contexto? A partir desse problema colocado, buscamos perseguir essa inquietação no transcorrer de cada capítulo deste estudo. As fontes que foram analisadas para a construção dessa narrativa foram, exclusivamente, escritos de memória dos missionários orionitas. Para o trato com esse tipo de fonte, nos valemos de estudos sobre autobiografia para que eles nos embasassem na interpretação desse tipo de registro, o que se denomina atualmente de “escrita de si”. No que se refere ao aspecto metodológico que utilizamos, procedemos uma análise dessas fontes de forma a buscar desvelar o que ela por vezes pretendeu omitir, para isso buscamos nelas, também, o subjetivo, o não dito dos discursos daqueles missionários. O referencial teórico que embasou nossa análise foram os estudos sobre História Cultural que abordam a relação entre igreja e sociedade. Além de conceitos como memória, representações e neocristandade.
Abstract: The objective of the research that originated this study was to historicize, to reflect and to explain the presence, from the 1950s to the 1980s, in the former extreme north of Goiás at the epoch, today north of the State of Tocantins, of a group of Catholic missionaries known as orionites. They settled there and built churches, founded schools and hospitals. The presence of the orionites missionaries in the region here studied is so visible that they occupy a prominent place in the organization of the institutions of that society, from nursery school to university, the work of welcoming the hospital, the formation of lay religious movements to the main churches of the region . In this sense, we aim to understand the presence of these missionaries in that region in an attempt to identify the relationship between the work they have developed and what may have led, in our view, to the process of structuring Catholicism in the space studied here. So our journey to transform our research proposal into an effective problem led us to a central question: how did the orionites missionaries structure, in their way, Catholicism in the region of the old extreme north of Goiás in that context? Based on this problem, we sought to pursue this unease in the course of each chapter of this study. The sources that were analyzed for the construction of this narrative were exclusively written of memory of the orionites missionaries. For the deal with this type of source, we use studies on autobiography so that they support us in the interpretation of this type of record what is now called "self-writing". With regard to the methodological aspect we use, we analyze these sources in a way that seeks to unveil what it sometimes intended to omit, for which we also seek the subjective, the non-said of the discourses of those missionaries. The theoretical framework that underlies our analysis was the studies on Cultural History that approach the relationship between church and society. Beyond of concepts such as memory, representations and neocristality.
Palavras-chave: Catolicismo
Missões
Orionitas
Goiás
Catholicism
Missions
Orionites
Goiás
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de História - FH (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em História (FH)
Citação: SILVA, R. B. O catolicismo Orionita no antigo extremo norte goiano nos relatos de memória dos “filhos da Divina Providência”, (1952-1980). 2017. 231 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7041
Data de defesa: 9-Mar-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em História (FH)

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