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Tipo do documento: Dissertação
Título: A intervenção do psicólogo com grupos em CAPSi: contribuições da psicanálise ao estudo
Título(s) alternativo(s): The intervention of the psychologist with groups in Children and Youth Psychosocial Care Centers: contributions of psychoanalysis to the study
Autor: Sousa, Marylia Glenda Lopes dep
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/0273107423001066
Primeiro orientador: Roure, Susie Amâncio Gonçalves de
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/2796807492405078
Primeiro membro da banca: Roure, Susie Amâncio Gonçalves de
Segundo membro da banca: Resende, Maria do Rosário Silva
Terceiro membro da banca: Silva, Elisa Alves da
Resumo: A pesquisa investiga questões envolvidas na intervenção do psicólogo com grupos nos Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenis (CAPSi) e, de modo específico, aborda contribuições da psicanálise para esta reflexão. O estudo teórico foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica em materiais que discutem: referências para atuação nas políticas públicas de saúde mental, o método e a teoria de psicanálise de grupos e as especificidades da clínica infantil. Inicialmente debateu-se o contexto da intervenção, situando os CAPSi como política social e como proposta alternativa e crítica à perspectiva normativa que ganha notoriedade na modernidade. Nos serviços é preconizado o desenvolvimento de grupos e buscou-se elucidar desde elementos históricos envolvidos nessa proposição até a produção brasileira contemporânea sobre experiências grupais infantis fundamentadas na psicanálise. Fez-se uma reflexão acerca do manejo técnico dos grupos com crianças a partir desta abordagem teórica e, ao final, discutiu-se particularidades e desafios do psicólogo que realiza grupos psicanalíticos com crianças em CAPSi. As perspectivas grupais referenciadas na teoria compõem hoje uma pluralidade de técnicas de difícil sistematização e, muitas vezes, criticadas no interior do movimento analítico. Ainda assim, a psicanálise de grupos com crianças é uma das possibilidades relevantes neste campo de atuação por ser consonante aos pressupostos da Reforma. O estudo revela a necessidade de aprofundamento nos conceitos do método, considerando as especificidades dos grupos com crianças e da instituição que é realizado. Espera-se contribuir para a formação do psicólogo e para o desenvolvimento das políticas.
Abstract: The research study investigates issues involved in the intervention of the psychologist in groups of the Children and Youth Psychosocial Care Center (Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil - CAPSi), and, specifically, investigate the contributions of psychoanalysis for this. The study was carried out through bibliographic research in materials that deal with: public mental health policies, psychoanalysis group theories and the specificities of the children's clinic. Initially contextualized the CAPSi as social policy and as alternative proposal and critique of the normative perspective that won notoriety in modernity. The policy indicates that the services must have therapeutic groups and this study sought to elucidate both the historical elements involved in this proposition, as the contemporary production brazilian about group experiences for children based on psychoanalysis. It was held also a reflection about the technique of groups with kids from this theoretical approach and, at the end, discussed directions and challenges to the psychologist who conducts psychoanalytic groups with kids in CAPSi. The group perspectives referenced in psychoanalysis today comprise a plurality of techniques, that are difficult to systematize and, often criticized within the analytic movement. Still, the psychoanalysis of groups with children is one of the relevant possibilities, because it is consonant with the presuppositions of the Psychiatric Reform. The study requires deepening in the concepts of the method, considering the specificities of the groups with children and of the institution that is realized. It is expected that this study can contribute to the training of psychologists and to the development of policies.
Palavras-chave: Saúde mental
Psicanálise de grupos
Clínica de crianças
Grupos
CAPSi
Mental health
Psychoanalysis of groups
Children's clinic
Groups
CAPSi
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Educação - FE (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia (FE)
Citação: SOUSA, M. G. L. de. A intervenção do psicólogo com grupos em CAPSi: contribuições da psicanálise ao estudo. 2017. 125 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7103
Data de defesa: 2-Mar-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia (FE)

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