Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7142
Tipo do documento: Dissertação
Título: A correção com os pares em um contexto de ensino-aprendizagem de Português como língua estrangeira: um estudo com alunos intercambistas na UFG
Título(s) alternativo(s): Peer review in a Portuguese as a foreign language teachinglearning context: a study with exchange students at the Universidade Federal de Goiás
Autor: Rigonato, Lucas Gustavo do Nascimento
Currículo Lattes do Autor: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4488814Z0
Primeiro orientador: Figueiredo, Francisco José Quaresma de
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707077Z6#LivrosCapitulos
Primeiro membro da banca: Oliveira, Hélvio Frank de
Segundo membro da banca: Preuss, Elena Ortiz
Resumo: O ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE) tem ganhado destaque nos últimos anos (ALMEIDA FILHO, 2011; FARIA, 2015; FURTOSO, 2015). No entanto, Almeida Filho (2011) nos chama atenção para a necessidade de pesquisas na área de PLE que reelaborem o ensino do idioma. Neste estudo, procurei investigar os possíveis benefícios da utilização de um guia de orientação durante atividades de correção com os pares em uma turma de Português como Língua Estrangeira. A correção com os pares é uma atividade em que os alunos corrigem o texto escrito um do outro e parte da premissa de que a interação favorece a aprendizagem (FIGUEIREDO, 2006; VYGOTSKY, 1998). Para tanto, foram contrastadas as primeiras e segundas versões de textos escritos por estudantes intercambistas na Universidade Federal de Goiás (UFG) no primeiro semestre de 2016, cuja primeira língua é o espanhol. Os dados foram analisados prioritariamente de forma qualitativa, embora alguns dados numéricos tenham sido utilizados para facilitar a compreensão dos resultados (NUNAN, 1992). Os resultados demonstram que a correção com os pares pode ser benéfica para a aprendizagem de línguas, pois proporciona melhoria nos textos, e os alunos sentem-se beneficiados ao discutirem seus textos com os colegas com o auxílio de um guia de orientação.
Abstract: The teaching of Portuguese as a Foreign Language (PLE) has gained prominence in recent years (ALMEIDA FILHO, 2011; FARIA, 2015; FURTOSO, 2015). However, Almeida Filho (2011) calls our attention to the need for research in the area of PLE that re-elaborates the teaching of the language. In this study, I sought to investigate the possible benefits of using an orientation guide during peer review activities in a group of Portuguese as a Foreign Language. Peer review is an activity in which students correct the written text of each other and is premised on the argument that interaction favors learning (FIGUEIREDO, 2006; VYGOTSKY, 1998). For that, the first and second versions of texts written by non-Brazilian exchange students at the Federal University of Goiás (UFG) were contrasted during the first half of 2016. The first language of these students is Spanish. The data were analyzed qualitatively, although some numerical data were used to facilitate the comprehension of the results (NUNAN, 1992). The results demonstrate that peer review activities can be beneficial for language learning as it provides improvement in texts, and students feel benefited by discussing their texts with peers with the aid of an orientation guide.
Palavras-chave: Teoria sociocultural
Aprendizagem colaborativa
Correção com os pares
Guia de orientação
Português como língua estrangeira
Sociocultural theory
Collaborative learning
Peer review
Orientation guide
Portuguese as a foreign language
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Letras - FL (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (FL)
Citação: RIGONATO, L. G. N. A correção com os pares em um contexto de ensino-aprendizagem de Português como língua estrangeira: um estudo com alunos intercambistas na UFG. 2017. 164 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7142
Data de defesa: 29-Mar-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras e Linguística (FL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Lucas Gustavo do Nascimento Rigonato - 2017.pdf1,8 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons