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dc.creatorDornelas, Rodrigo Faria-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5475320810413254por
dc.contributor.advisor1Almeida, Nilza Alves Marques-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2486258562480055por
dc.contributor.referee1Almeida, Nilza Alves Marques-
dc.contributor.referee2Souza, Marta Rovery de-
dc.contributor.referee3Martins, Cleusa Alves-
dc.date.accessioned2017-04-17T11:54:10Z-
dc.date.issued2016-12-20-
dc.identifier.citationDORNELAS, R. F. Participação de gestantes em grupos educativos do pré-natal na atenção básica. 2016. 81 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7155-
dc.description.resumoO Ministério da Saúde (MS) preconiza a atenção pré-natal de qualidade e humanizada a partir da inclusão de condutas acolhedoras e educativas, com número mínimo de seis consultas para o acompanhamento adequado da gestante. O grupo educativo constitui um espaço interativo de preparo da gestante para o período gravídico-puerperal, permite o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre as gestantes e profissionais da saúde para que favoreçam a promoção da saúde e humanização. Este estudo objetivou analisar a participação de gestantes em grupos educativos do pré-natal, em unidades de atenção básica de saúde, do Distrito Sanitário Campinas-Centro de Goiânia-Goiás. Trata-se de um estudo transversal, descritivo exploratório com abordagem quantitativa, realizado em 2014 e 2015, com 90 gestantes maiores de 18 anos, usuárias do Sistema Único de Saúde, cadastradas no programa pré -natal de quatro Unidades de Atenção Básica de Saúde de Goiânia-Goiás. As gestantes foram ent revistadas acerca da sua participação do grupo educativo de pré-natal, após aceite voluntário por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Realizou-se análise descritiva dos dados, com utilização da medida de frequência absoluta (n) e relativa (%). Os resultados foram categorizados e apresentados em forma de tabelas e figuras. A grande maioria das participantes apresentou idade entre 18 a 28 anos, mais de nove anos de estudo, união estável, atividade de trabalho remunerado com renda de até dois salários mínimos, sem imóvel próprio, gestação normal no terceiro trimestre com média de cinco consultas. Os temas de maior interesse das gestantes foram “Cuidados com o recém-nascido” (77,8%) e “Amamentação” (55,6%). Os fatores facilitadores e di ficultadores para a participação no grupo de gestantes foram, respectivamente: horário dos encontros (60% e 34,4%), local (78,9% e 14,4%); disponibilidade pessoal (53,3% e 46,7%), horário de trabalho (27,8% e 34,4%), horário de estudo (33,3% e 6,7%), ter quem cuida dos filhos (22,2%) e não ter (7,8%), não ter filhos (43,3%) e locomover até a unidade de saúde (14,4%). Concluiu -se que a participação das gestantes nos grupos educativos do pré-natal foi diferente entre as UBS e influenciada pela disponibilidade ao “horário do grupo”, “loc al dos encontros” e “Não ter filhos”. Isto reforça o papel do enfermeiro no planejamento e gestão do grupo como importante estratégia de promoção e educação em saúde da gestante e de sua família.por
dc.description.abstractThe Ministry of Health (MS) recommends quality and humanized prenatal care based on convenient and educative behavior, in addition to the minimum of six visits for a proper follow-up of the pregnant woman. The education group is an interactive space that prepares the pregnant woman for the pregnancy and puerperal period. It enables the exchange of experience and knowledge among pregnant women and health professionals in order to promote health and humanization. The present study aimed to analyze the participation of pregnant women in pre-natal education groups in basic health care units of the Sanitary District Campinas-Centro of Goiânia-Goiás. This is a cross-sectional, exploratory and descriptive study with a quantitative approach which was carried out between 2014 and 2015, with pregnant women over 18 years of age. The pregnant women were enrolled in the prenatal program of four Basic Health Care Units in Goiânia -Goiás. The pregnant women were interviewed about their participation of the prenatal education group before voluntary acceptance through the Informed Consent Form. We performed a descriptive analysis of the data using absolute (n) and relative (%) frequency measurements. The results were categorized and presented in tables and figures. This study was conducted in a population of 90 pregnant women. The majority of the participants were aged between 18 and 28 years, more than nine years of schooling, living with his partner, income of up to two minimum wages and they did not own a property. They had normal pregnancy in the thi rd trimester with an average of five follow-up visits and had been pregnant previously. The subjects of greatest interest to the pregnant women were "Newborn Care" (77.8%) and "Breastfeeding" (55.6%). Regarding other topics, "Indications and types of childbi rth" was pointed out as the most relevant. The facilitating and hindering factors for the participation in the pregnant group were, respectively: meeting schedule (60% and 34.4%), place (78.9% e 14.4%); pe rsonal availability (53.3% e 46.7%), working schedule (27.8% and 34.4%), study schedule (33.3% and 6.7%), having someone to take care of thei r children (22.2%) and not having someone to take care of thei r children (7.8%), not having children (43.3%) and transportation (14.4%). We concluded that the participation of the pregnant women in the prenatal education groups was different among the healthy units and influenced by availability with "meeting schedule", " place" and "not having children". The results reinforce the role of nurses in the planning and management of the group as an important strategy for health promotion and education for pregnant women and their families.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Cássia Santos (cassia.bcufg@gmail.com) on 2017-04-17T11:49:29Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Rodrigo Faria Dornelas - 2016.pdf: 1993047 bytes, checksum: bfa81ff064785cdbeb3861199cf6ecb2 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2017-04-17T11:54:10Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Rodrigo Faria Dornelas - 2016.pdf: 1993047 bytes, checksum: bfa81ff064785cdbeb3861199cf6ecb2 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Goiáspor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-graduação (PRPG)por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFGpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PRPG)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAtenção básica à saúdepor
dc.subjectEducação em saúdepor
dc.subjectPromoção em saúdepor
dc.subjectEstrutura de grupopor
dc.subjectBasic health careeng
dc.subjectHealth educationeng
dc.subjectHealth promotioneng
dc.subjectGroup structureeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVApor
dc.titleParticipação de gestantes em grupos educativos do pré-natal na atenção básicapor
dc.title.alternativeParticipation of pregnant women in prenatal education groups in primary careeng
dc.typeDissertaçãopor
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