Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7250
Tipo do documento: Dissertação
Título: A marca no corpo: futebol, tatuagem e educação
Título(s) alternativo(s): The mark in the body: football, tattoo and education
Autor: Tomazett, Luciano de Castro
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/8177787593940834
Primeiro orientador: Furtado, Rita Márcia Magalhães
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/2445364912204332
Primeiro membro da banca: Ventura, Paulo Roberto Veloso
Segundo membro da banca: Baptista, Tadeu João Ribeiro
Terceiro membro da banca: Furtado, Rita Márcia Magalhães
Resumo: O objeto deste estudo é o torcedor de futebol tatuado com o tema imagético que representa o time ou a torcida. Um processo que traz consigo mediações de negação do sujeito, constituindo-o como objeto, onde a criatura domina o criador, em que o indivíduo investe a constituição da sua identidade no time e no grupo de torcedores. Portanto, questionamos: como a pertença grupal marca o corpo dos torcedores de futebol? Desta forma, nosso objetivo é compreender como o corpo se constitui em objeto de realização da pertença grupal dos torcedores no âmbito futebolístico, identificando quais são os processos socioculturais envolvidos e ampliando, a partir de uma análise crítica, as possibilidades educacionais formais e informais, sobretudo emancipatórias, contidas no objeto dessa pesquisa. Apreendemos dois conjuntos de determinações atuando de forma simultânea e entrelaçada nesta realização do torcedor. Um com elementos tradicionais e culturais, alcançando a dimensão emocional mais profunda do torcedor, e outra com elementos da modernidade, apreendidos na ruptura da unidade homem-corpo e na preponderância do objeto sobre o sujeito. Ademais, compreendemos que este fenômeno estudado é multifacetado, envolvendo questões políticas e econômicas, sociais e históricas, culturais e educacionais, em que a modernidade apresenta o conjunto de determinações mais determinantes.
Abstract: The object of this study is the soccer fan tattooed with the imagery theme that represents the team or the fans. A process that brings with it mediations of denial of the subject, constituting it as object, where the creature dominates the creator, in which the individual invests the constitution of his identity in the team and the group of fans. Therefore, we asked: how does group membership mark the body of soccer fans? In this way, our objective is to understand how the body is constituted as the object of the group's membership in the soccer field, identifying the culture and social processes involved and expanding, from a critical analysis, the educational possibilities, mainly emancipatory, contained in the object of this research. We grasp two sets of determinations acting simultaneously and interlaced in this embodiment of the supporter. One with traditional and cultural elements, reaching the deepest emotional dimension of the supporter, and another with elements of modernity, apprehended in the rupture of the man-body unity and in the preponderance of the object over the subject. In addition, we understand that this studied phenomenon is multifaceted, involving political, economic, social, historical, cultural and educational issues, in which modernity presents the most determinant set of determinations.
Palavras-chave: Futebol
Tatuagem
Identidade
Pertença grupal
Fetiche
Football
Tattoo
Identity
Group membership
Fetish
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Educação - FE (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação (FE)
Citação: TOMAZETT, Luciano de Castro. A marca no corpo: futebol, tatuagem e educação. 2017. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7250
Data de defesa: 10-Abr-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (FE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Luciano de Castro Tomazett - 2017.pdf5,48 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons