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Tipo do documento: Tese
Título: Os aspectos poético-musicais nas obras de Homero: multitextualidade e performance (Séc. VIII a.C)
Título(s) alternativo(s): The poetic-musical aspects in Homer's works: multitextuality and performance (8th century BC)
Autor: Souza, Marcelo Miguel de
Currículo Lattes do Autor: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4482691A2#FormacaoAcademicaTitulacao
Primeiro orientador: Gonçalves, Ana Teresa Marques
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784682H7
Primeiro membro da banca: Gonçalves, Ana Teresa Marques
Segundo membro da banca: Cerqueira, Fábio Vergara
Terceiro membro da banca: Arantes Júnior, Edson
Quarto membro da banca: Omena, Luciane Munhoz de
Quinto membro da banca: Mota, Thiago Eustáquio Araújo
Resumo: Propomos com esta Tese revisitar as obras de Homero (Séc. VIII a.C), tendo em vista aspectos de sua composição poética que remetem aos elementos de multitextualidade e performance, bem como as temporalidades em que os mesmos foram compostos e concebidos. Partimos de pontos de vista que dialoguem com a arqueologia, a linguística e a musicologia e relacionem essas áreas e seus conhecimentos às técnicas de composição e improvisação do aedo. Temos por objetivo problematizar as relações entre as técnicas de composição em performance e o texto que possuímos contemporaneamente, sugerindo uma abordagem multitextual. Apontamos traços de sua construção, de sua forma, de seu estilo e procuramos com isso compreender melhor as interações na constituição poético-musical dos poemas.
Abstract: We propose in this thesis to revisit the works of Homer (8th century BC), taking into account aspects of his poetic composition that refer to the elements of multitextuality and performance, as well as the temporalities in which they were composed and conceived. We start from points of view that dialogue with archeology, linguistics and musicology and relate these areas and their knowledge to the techniques of composition and improvisation of aedo. We have as objective to discuss the relations between the techniques of composition in performance and the text that we have contemporarily, suggesting a multitextual approach. We point out traces of its construction, its form, its style and we try to understand better the interactions implied in the poetic-musical constitution of the poems.
Palavras-chave: Antiguidade grega
Epopeia
Homero
Música
Performance
Greek antiquity
Epic
Homer
Music
Performance
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de História - FH (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em História (FH)
Citação: SOUZA, M. M. Os aspectos poético-musicais nas obras de Homero: multitextualidade e performance (Séc. VIII a.C). 2017. 252 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7279
Data de defesa: 7-Abr-2017
Aparece nas coleções:Doutorado em História (FH)

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