Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7348
Tipo do documento: Dissertação
Título: A mulher compositora e o violão na década de 1970: vertentes analíticas e contextualização histórico-­estilística
Título(s) alternativo(s): The women composer and the guitar in the 1970: analytical aspects and historical context
Autor: Amaral, Mayara
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/7239910693757190
Primeiro orientador: Meirinhos, Eduardo
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/0771092244377551
Primeiro membro da banca: Meirinhos, Eduardo
Segundo membro da banca: Antunes, Gilson
Terceiro membro da banca: Cardoso, Antonio Marcos
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar e apresentar um breve relato biográfico e a obra de compositoras brasileiras compostas na década de 1970. Entre os objetivos secundários estão a contribuição para o repertório violonístico nacional, no sentido de dar visibilidade a obras pouco conhecidas e tocadas, e evidenciar a participação da mulher no cenário da composição musical brasileira, voltando o olhar para a produção violonística. Para encontrar as obras, foram utilizadas fontes de busca diversas, como: catálogos de obras, livros, bem como entrevistas realizadas durante a pesquisa. As compositoras encontradas e aqui abordadas são: Lina Pires de Campos, Adelaide Pereira da Silva, Eunice Katunda, Esther Scliar e Maria Helena da Costa. Das diversas obras encontradas, selecionamos apenas uma peça de cada compositora, representando suas linguagens e vertentes estilísticas. O referencial principal utilizado para as análises foi o livro de John White (1976), The Analysis of Music. Incluímos ainda os preceitos de Schoenberg (1996) e Kostka (1999). Os resultados encontrados foram algumas congruências estilísticas entre algumas obras aqui analisadas, bem como aspectos que dialogam com as vertentes estilísticas do período analisado.
Abstract: The present work aims to analyze and present a brief biographical account and the work of Brazilian women composers, with an analysis of the works made in the 1970s. As secondary objectives we search for the contribution to the national repertoire, in the sense of giving visibility to works not much known and played, and to highlight the participation of women in the scenario of Brazilian musical composition, turning the attention to the production of guitar music. To find the works, various search engines were used, such as: catalogs of works, books, as well as interviews conducted during the research. The composers found here are: Lina Pires de Campos, Adelaide Pereira da Silva, Eunice Katunda, Esther Scliar and Maria Helena da Costa. Of the diverse works found, we selected only one piece of each composer, representing their languages and stylistic aspects. The main reference used for the analysis was the book by John White (1976), The Analysis of Music. We also include the precepts of Schoenberg (1996) and Kostka (1999). The results found were some stylistic similarity between some works analyzed here, as well as features that dialogue with the stylistic aspects of the analyzed period.
Palavras-chave: Mulheres compositoras
Violão
Repertório violonístico
Música e gênero
Women composers
Guitar
Guitar repertoire
Music and gender
Área(s) do CNPq: ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Escola de Música e Artes Cênicas - EMAC (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Musica (EMAC)
Citação: AMARAL, M. A mulher compositora e o violão na década de 1970: vertentes analíticas e contextualização histórico-­estilística. 2017. 176 f. Dissertação (Mestrado em Musica) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7348
Data de defesa: 30-Mar-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Música (EMAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Mayara Amaral - 2017.pdf8,34 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons