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http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7427
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Educação familiar e disciplina: um estudo a partir da teoria crítica |
Título(s) alternativo(s): | Family education and discipline: a study from critical theory |
Autor: | Wershing, Ana Carollina de Almeida |
Currículo Lattes do Autor: | http://lattes.cnpq.br/7717936041279872 |
Primeiro orientador: | Roure, Susie Amâncio Gonçalves de |
Currículo Lattes do primeiro orientador: | http://lattes.cnpq.br/2796807492405078 |
Primeiro membro da banca: | Roure, Susie Amâncio Gonçalves de |
Segundo membro da banca: | Resende, Maria do Rosário Silva |
Terceiro membro da banca: | Mesquita, Maria Cristina Dutra |
Resumo: | A presente pesquisa tem por objetivo abordar a temática da disciplina na educação familiar, tendo como alicerce a Teoria Crítica para a explicação dos processos formativos do sujeito. Sob o método de análise dedutiva, parte de concepções filosóficas e sociológicas relacionadas à formação moral para subsidiar o desenvolvimento do conceito de disciplina, enfatizando tendências educacionais disciplinares a partir da Modernidade, período que se caracteriza pelo avanço científico e inovações tecnológicas. A partir da constatação que em grande parte das famílias modernas, em especial as brasileiras, os pais destinam a maior parte de seu cotidiano ao trabalho e os filhos passam grande parte do tempo em escolas, instituições educacionais, ou até mesmo, perante entretenimentos tecnológicos, tais como, televisão, computador, celular e similares, este fator que afeta a ação educativa efetuada pelos pais. Em seguida, propõe analisar artigos de opinião que abordam o tema da educação dos filhos escritos por especialistas em Psicologia, Sociologia e Educação, os colunistas Ilan Brenman e Gisela Wajskop, no site da Revista Crescer online, no período entre abril de 2013 e julho de 2016. A investigação sobre a função desempenhada pelos artifícios da indústria cultural na educação familiar moderna, assinala a dificuldade dos pais em dedicar a devida atenção aos filhos e um contíguo de regras a serem cumpridas e indicam que sentimentos, tais como, insegurança e culpa parentais podem influenciar as formas de educação e formação dos filhos na contemporaneidade. |
Abstract: | The present research aims to address the subject of discipline in family education, based on the Critical Theory for the explanation of the formative processes of the person. Under the method of deductive analysis, parts from philosophical and sociological conceptions related to moral formation to subsidize the development of the concept of discipline, emphasizing disciplinary educational trends from Modernity, period characterized by scientific advancement and technological innovations. Based on the observation that in the majority of modern families, especially Brazilian families, parents spend most of their daily lives at work and their children spend much of their time in schools, educational institutions or even in technological entertainments, such as television, computer, cell phone and other technologies, this factor affects the educational action carried out by the parents. Then, it proposes to analyze opinion articles related with the topic of children's education written by specialists in Psychology, Sociology and Education, the columnists Ilan Brenman and Gisela Wajskop, on the Crescer Online magazine website, between April 2013 and July 2016. Research on the role played by cultural industry artifices in modern family education points to parents' difficulty in devoting proper attention to their children and a contiguous set of rules to be followed, and indicate that feelings such as parental guilt and insecurity can influence the forms of education and formation of the children in the contemporaneity. |
Palavras-chave: | Teoria crítica Disciplina Formação Educação familiar Análise crítica Critical theory Discipline Training Family education Critical analysis |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Goiás |
Sigla da instituição: | UFG |
Departamento: | Faculdade de Educação - FE (RG) |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Psicologia (FE) |
Citação: | WERSHING, A. C. A. Educação familiar e disciplina: um estudo a partir da teoria crítica. 2017. 133 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7427 |
Data de defesa: | 24-Fev-2017 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Psicologia (FE) |
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