Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7517
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Representações docentes sobre educação para as relações étnico-raciais em um CMEI de Goiânia: entre a teoria e práxis |
Título(s) alternativo(s): | Educational representations about education for ethnic-racial relations in a CMEI of Goiânia: between theory and praxis |
Autor: | Alvarenga, Hilda Maria de |
Currículo Lattes do Autor: | CV: http://lattes.cnpq.br/3090521393342439 |
Primeiro orientador: | Rabelo, Danilo |
Currículo Lattes do primeiro orientador: | http://lattes.cnpq.br/4278387419597282 |
Primeiro membro da banca: | Rabelo, Danilo |
Segundo membro da banca: | Siqueira, Romilson Martins |
Terceiro membro da banca: | Vreeswijk, Anna Maria Dias |
Resumo: | O presente trabalho, inscrito na linha de pesquisa Práticas Escolares e Aplicação do Conhecimento, teve como objetivo central: compreender as representações docentes das profissionais da educação infantil no que se refere ao processo educativo das relações étnicoraciais, em um Centro Municipal de Goiânia. Trataremos tanto de analisar como de propor alternativas de crescimento na discussão em relação às possibilidades de efetivação de práticas pedagógicas que envolvem as relações étnico-raciais na Educação Infantil. Este estudo se pautou nos seguintes objetivos específicos: aproximar das discussões para a educação das relações étnico-raciais na educação infantil, na perspectiva dos direitos humanos; compreender os fundamentos da educação para as relações étnico raciais no contexto da pesquisa; investigar de que maneira os elementos que constituem a identidade das profissionais reverberam em suas práticas pedagógicas no que se refere à educação para as relações étnico-raciais das crianças em seu contexto educacional. Esse estudo de caso nos proporcionou a apreensão dos elementos que constituem as identidades das profissionais, bem como nos possibilitou a percepção dos sentidos e significados que envolvem a prática pedagógica a partir da visão dos sujeitos participantes da pesquisa. Esses sentidos e significados foram articulados ao contexto sócio histórico e cultural nos quais se inserem os sujeitos. Quanto aos instrumentos e procedimentos, utilizamos a análise de documentos e realizamos observações, entrevistas semiestruturadas e questionários para ouvir as profissionais. A nossa perspectiva teórica para a Educação das Relações Étnico-Raciais se baseia nas contribuições de Nilma Lino Gomes (2003,2005, 2006b, 2007, 2011), Kabengele Munanga (1999, 2003, 2005, 2006, 2010) e Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (2003a, 2006, 2007, 2008). No campo dos direitos humanos contribuíram os estudos de autores como Santos (2009) e Candau (2012). Para a Educação Infantil foram utilizados os estudos de Gomes (2006a), Cerisara (2004), Kramer (2003), Rosemberg (2012) e Sarmento (2003), que também abordam a formação profissional. Dessa maneira a sistematização dos resultados deste trabalho tem como dentre as finalidades, contribuir com as discussões acerca da efetivação de práticas pedagógicas pautadas na abordagem da temática referente à educação para as relações étnico-raciais no cotidiano da instituição de Educação infantil, pois é a partir de um trabalho sistematizado que assegura que elas se sintam de fato representadas no seu contexto e que usufruam o direito de conhecer os elementos culturais também de toda matiz formadora da cultura brasileira. |
Abstract: | This study, enrolled in the search line School Practice and Knowledge Application, had as its central objective: to understand the professionals of teaching representations of early childhood education in relation to the educational process of ethnic and race relations, in a Municipal Center of Goiania. We treat both analyze how to propose growth alternatives in the discussion regarding the effectiveness of teaching practices possibilities involving ethnic-racial relations in kindergarten. This study was based on the following specific objectives: approach the discussions for the education of ethnic-racial relations in early childhood education from the perspective of human rights; understand the fundamentals of education for racial ethnic relations in the context of research; investigate how the elements that constitute the identity of reverberate professionals in their pedagogical practices with respect to education for ethnicracial relations of children in its educational context. This case study has provided us with the all of the elements that constitute the identities of professions as well as possibilities in the perception of the senses and meanings that involve teaching practice from the perspective of the subjects participating in the research. These senses and meanings were linked articulately to the historical and socio-cultural context which they operate. As for the instruments and procedures we use, they document, analyze, and carry out observations, semi-structured interviews and questionnaires to listen to the professionals. Our theoretical perspective for the Education of Racial-Ethnic Relations is based on contributions from Nilma Lino Gomes (2003.2005, 2006b, 2007, 2011), Kabengele Munanga (1999, 2003, 2005, 2006, 2010) and Petronilla Beatriz Gonçalves and Silva (2003a, 2006, 2007, 2008). In the field of human rights contributed studies of authors such as Santos (2009) and Candau (2012). For Early Childhood Education were utilized Gomes's studies (2006a), Cerisara (2004), Kramer (2003), Rosenberg (2012) and Sarmento (2003), which also address the training. In this way the systematization of the results of this work is among of one the purposes we contribute to discussions about the effectiveness of teaching practices based on the thematic approach covering education for ethnic-racial relations in everyday childhood education institution, as it is from a systematic work that ensures they feel actually represented in context and they promise a right to know the cultural elements from every forming hues of Brazilian culture. |
Palavras-chave: | Relações étnico-raciais Educação infantil Prática pedagógica Ensino Racial-ethnic relations Early childhood education Teaching practice Education |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Goiás |
Sigla da instituição: | UFG |
Departamento: | Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação - CEPAE (RG) |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica (CEPAE) |
Citação: | ALVARENGA, Hilda Maria de. Representações docentes sobre educação para as relações étnico-raciais em um CMEI de Goiânia: entre a teoria e práxis. 2015. 161 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7517 |
Data de defesa: | 21-Out-2015 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica (CEPAE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Hilda Maria de Alvarenga - 2015.pdf | 2,46 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons