Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7543
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Interpretação das paisagens culturais na bacia hidrográfica do Rio Caldas: uma proposta de princípios para ações em educação ambiental sustentada |
Título(s) alternativo(s): | Interpretation of cultural landscapes in the Caldas River basin: a proposal for principles for actions in sustained environmental education |
Autor: | Vilela, Benjamim Pereira |
Currículo Lattes do Autor: | http://lattes.cnpq.br/0327090183681398 |
Primeiro orientador: | Oliveira, Sandra de Fátima |
Currículo Lattes do primeiro orientador: | http://lattes.cnpq.br/2128228551113027 |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Sandra de Fátima |
Segundo membro da banca: | Chaveiro, Eguimar Felício |
Terceiro membro da banca: | Lima, Samuel do Carmo |
Resumo: | A Bacia Hidrográfica do Rio Caldas constitui-se num componente espacial importante para o território goiano. Sua localização, nas proximidades das cidades de Anápolis, Goiânia, Aparecida de Goiânia e Senador Canedo, como, também, os componentes materiais e materiais da cultura, tornam relevantes sua interpretação. O trabalho que apresentamos procurou analisar à ocupação das suas paisagens, com vistas a identificar os elementos culturais – identitários e culturais significativos como, também, às práticas e os saberes populares por meio da história de vida dos sujeitos. A pesquisa foi na modalidade qualitativa em que se utilizou das observações em campo e história de vida dos sujeitos para sua realização. Verificou-se que existem uma grande quantidade de saberes e elementos socioculturais na Bacia, que contribuíram para a proposição de princípios para um programa em Educação Ambiental (EA), baseados na sustentabilidade, ecologia profunda e na história de vida dos sujeitos que vivem e ( re ) existem às transformações espaciais contemporâneas. |
Abstract: | The Watershed of Rio Caldas is a important space component for the territory Goias. Its location, near the city of Anapolis, Goiânia, Goiânia and Aparecida de Senador Canedo, as well as the components of tangible and intangible culture, make relevant their interpretation. The present study sought to examine the occupation of his landscapes, to identify the cultural elements - material and cultural identity as well as the practices and popular knowledge through the life story of the subjects. The research was qualitative in method of using the observations in the field of life and history of the subjects for their achievement. It was found that there are a lot of knowledge and sociocultural factors in the Basin, which contributed to the proposal of principles for a program in Environmental Education (EE), based on sustainability, deep ecology and the history of life of individuals who live and ( re) exists to change contemporary space. |
Palavras-chave: | Educação ambiental Cultura Ecologia profunda História de vida Bacia hidrográfica do rio Caldas Environmental education Culture Deep ecology Life history Watershed of rio Caldas |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Goiás |
Sigla da instituição: | UFG |
Departamento: | Instituto de Estudos Socioambientais - IESA (RG) |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Geografia (IESA) |
Citação: | VILELA, Benjamim Pereira. Interpretação das paisagens culturais na Bacia Hidrográfica do Rio Caldas: uma proposta de princípios para ações em educação ambiental sustentada. 2009. 164 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2009. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7543 |
Data de defesa: | 21-Set-2009 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Geografia (IESA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Benjamim Pereira Vilela -2009.pdf | 1,75 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons