Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7660
Tipo do documento: Dissertação
Título: Dispositivo interacional em ativação
Autor: Campos, Paulo Alexandre Faria
Currículo Lattes do Autor: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761538T6
Primeiro orientador: Freitas, Luiz Antônio Signates
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794789A4
Primeiro membro da banca: Freitas, Luiz Antônio Signates
Segundo membro da banca: Braga, José Luiz Warren
Terceiro membro da banca: Felício, Goiamérico
Resumo: Este trabalho começa por reconhecer, ancorado em alguns autores, que a forma de midiatização da sociedade resulta de um processo que nasce das necessidades de interação do homem, desde o seu surgimento, que é da condição humana, de formação do “eu”, e que, combinada à onda incessante de novas tecnologias, fez e faz surgir redes comunicacionais de várias ordens. Também reconhece que tais redes vão constituir os espaços de visibilidade construídos em sociedade, disputados pelos sujeitos históricos, que geram produção simbólica. Como objetivo central, este trabalho visa investigar se houve transformações de produção de sentido por parte do eleitor a partir dos programas eleitorais da televisão, na eleição para prefeito de Goiânia em 2016, e se elas podem ser melhor compreendidas, como um episódio comunicacional, à luz do conceito de dispositivo interacional, de Braga (2011), e termina por propor a indicação de um elemento de ativação de processos comunicacionais vinculados a tais dispositivos. Como ferramenta de pesquisa qualitativa foram utilizadas entrevistas em profundidade para investigar a imagem pública dos candidatos, do prefeito e da gestão municipal, em dois grupos, antes e depois dos programas do HGPE, verificando as alterações ocorridas.
Abstract: This work begins by acknowledging, anchored in a few authors, that the way society is mediatized is the result of a process born from mankind’s need of interaction, from it’s origin, which is the human condition, the constitution of “self”, and that, combined to the incessant wave of new technologies creates and continues to create many layers of communication networks. It also recognizes that said networks will built the visibility spaces constructed by society, and disputed by historic actors, that generates symbolic production. As a central objective, this work aims to investigate if there were changes to the production of meaning on the part of the electorate starting with the television propaganda during the 2016’s Mayor elections in Goiânia and if they could be better understood, as a communicational event, under the light of Braga’s (2011) interactional devices, and concludes by proposing an activation element in communicational processes attached to said devices. In depth interviews, in two groups before and after the HGPE programs, were used as a qualitative research tool investigating the candidates, Mayor and municipal management’s public image and the changes occurred in the process.
Palavras-chave: Condição humana
Midiatização
Horário eleitoral
Imagem pública e dispositivo comunicacional
Human condition
Mediatization
Electoral program
Public image
Communicational device
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação (FIC)
Citação: CAMPOS, P. A. F. Dispositivo interacional em ativação. 2017. 139 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7660
Data de defesa: 14-Jul-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (FIC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Paulo Alexandre Faria Campos - 2017.pdf2,32 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons