Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7675
Tipo do documento: Tese
Título: Estágio e ensino e aprendizagem de inglês na licenciatura em letras
Título(s) alternativo(s): Training, teaching and learning english in the graduation course of letters
Autor: Mesquita, Deise Nanci de Castro
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/4043217912376564
Primeiro orientador: Dalacorte, Maria Cristina Faria
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/9262323548559269
Primeiro membro da banca: Dalacorte, Maria Cristina Faria
Segundo membro da banca: Rees, Dilys Karen
Terceiro membro da banca: Braggio, Sílvia Lúcia Bigonjal
Quarto membro da banca: Guimenez, Telma Nunes
Quinto membro da banca: Resende, Anita Cristina Azevedo
Resumo: Essa tese relata a pesquisa-ação desenvolvida com um grupo de estagiários de Didática e Prática de Inglês no curso de Letras, durante o segundo semestre de 2004 em uma instituição de ensino superior em Goiás. A partir da apreciação de documentos federais que regulamentam os parâmetros para a Licenciatura Plena e da interlocução com autores referendados em uma teoria emancipatória da educação, o Estágio Supervisionado é problematizado, levando-se em conta os depoimentos dos alunos e suas demandas lingüístico-pedagógicas como professores de língua estrangeira. Três pontos alinhavam esse diálogo: 1. A busca por uma concepção de formação que valorize o humano e que supere razões pragmáticas de submissão ao mercado, ao capital, ao ter sobre o ser. 2. O desejo de uma construção conjunta da universidade compromissada com a qualidade acadêmica e científica, que enfrenta e supera o seu próprio dogmatismo e ostracismo. 3. A efetivação de um saber autônomo e extensivo à prática social, que garante a qualidade de vida dos cidadãos, que sustenta sua razão natural, ontológica, de buscar a utopia da ética na práxis da formação.
Abstract: This thesis presents the action-research undertaken along with a group of teacher-training students from a University in Goiás attending an English Didactics and Practice Course as part of their curriculum for the second semester of 2004. After an appreciation of the federal documentation regulating Licentiate parameters and a dialogue with authors whose writings reflect an education for freedom, Teacher Training Practice (Estágio Supervisionado) is then presented taking into account students’ oral statements and the linguistic-pedagogical demands of being foreign language teachers. In this dialogue three considerations are underlined: 1. The search for a concept of formation which prioritizes what is human and surpasses pragmatic reasons for submission to the Market, Capital and having over being. 2. The desire for a concerted building of a University, committed to academic and scientific excellence, which faces up to and overcomes its own dogmatism and ostracism. 3. The development of an autonomous knowledge extending to social practice, guaranteeing quality of life for citizens, which sustains its natural and ontological reason in the search for the utopia of ethics in educational praxis.
Palavras-chave: Estágio
Diálogo e formação
Teacher training practice
Dialogue and university formation
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Letras - FL (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (FL)
Citação: MESQUITA, Deise Nanci de Castro. Estágio e ensino e aprendizagem de inglês na licenciatura em letras. 2005. 138 f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7675
Data de defesa: 9-Dez-2005
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras e Linguística (FL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Deise Nanci de Castro Mesquita - 2005.pdf2,55 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons