Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7688
Tipo do documento: Tese
Título: Histórias de vida: um estudo intercultural acerca da languaculture de um grupo de imigrantes missionários cristãos na terceira idade
Título(s) alternativo(s): Histories of life: an intercultural study about the languaculture of a group of christian missionaries immigrants in the elderly
Autor: Silva, Aline Gomes da
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/2137785367746408
Primeiro orientador: Rees, Dilys Karen
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/7851019818083889
Primeiro membro da banca: Rees, Dilys Karen
Segundo membro da banca: Figueredo, Carla Janaína
Terceiro membro da banca: Mello, Heloísa Augusta Brito de
Quarto membro da banca: Alvarez, Maria Luisa Ortiz
Quinto membro da banca: Mukai, Yuki
Resumo: O presente trabalho trata de um estudo intercultural acerca da languaculture de um grupo de imigrantes missionários cristãos na terceira idade. O grupo é composto por seis pessoas cujas idades variam entre 67 e 89 anos. Todos, ainda jovens, decidiram deixar seus países de origem (Estados Unidos e Alemanha) e imigrar ao Brasil com o intuito de dedicar suas vidas à religiosidade como missionários cristãos, especificamente aos segmentos catolicismo romano franciscano e protestantismo evangélico. Após décadas de dedicação ao trabalho missionário em solo brasileiro, o grupo pesquisado optou por não retornar à terra natal, fixando, portanto, moradia nos estados de Goiás e do Tocantins. Como objetivo geral, este estudo visa identificar e analisar, através das narrativas das histórias de vida dos participantes, os significados culturais atribuídos por eles à imigração para o Brasil com fins religiosos, à aquisição de segunda língua em condições de imigração e à inserção do discurso religioso em suas práticas cotidianas. A fim de alcançar o objetivo que norteia este estudo, recorreu-se às teorias que discutem o método narrativa, enfatizando suas principais características e sua importância para os estudos interculturais (BOSI, 1994; BRUNER, 2001; HALL, 2012; MATOS, 2001; THOMPSON, 1992), bem como às teorias que discutem língua e cultura, em especial aquelas que as interpretam como construtos social e cultural (CORBETT, 2003; HALL, 2012; RISAGER, 2005, 2006; SPENCEROATEY; FRANKLIN, 2009), dentre outras ciências que trouxeram grandes contribuições para a análise dos dados, a exemplo dos estudos filosóficos de Chaui (1997). Os dados revelam que os seres humanos são sujeitos em construção e que todas as ações praticadas por eles carregam significados culturais, que podem ser compreendidos se levarmos em consideração o contexto histórico-social do qual o sujeito já fez parte e/ou em que está inserido. Os dados mostram ainda que a vida do ser humano apresenta uma característica cíclica (CAMPBELL, 1949), ou seja, todos nós somos instigados a viver uma aventura que consiste em encontrar alguém mais experiente ou com uma situação que nos force a tomar uma decisão e aceitar o chamado à aventura, atravessar o limiar que nos leva do nosso mundo comum ao mundo da aventura, enfrentar os desafios existentes no mundo da aventura, vencê-los, obter nossa recompensa, seguir o caminho de volta ao nosso mundo comum até nos depararmos novamente com algo ou alguém que nos leva a iniciar uma nova aventura que, por sua vez, trará novos desafios a ser superados. No caso dos participantes deste estudo, a aventura teve início a partir do momento em que decidiram se tornar missionários imigrantes no Brasil. Em decorrência dessa escolha, os participantes precisaram vencer o maior dos desafios: lidar com a diversidade linguístico-cultural com o “auxílio do sobrenatural” (CAMPBELL, 1949), nesse caso, a fé do grupo pesquisado em um Deus onipresente, onisciente e onipotente.
Abstract: This intercultural study is about a group of Christian immigrant missionaries and their languaculture. The group consists of six people whose ages range from 67 to 89 years. The participants, in their youth, decided to leave their home countries (The United States of America and Germany) and immigrate to Brazil in order to dedicate their lives to religion as Christian missionaries, specifically to Franciscan Roman Catholicism and Evangelical Protestantism. After decades of dedication to missionary work in Brazilian territories, the missionaries chose not to return to their homeland, fixing their residency in the states of Goiás and Tocantins. As a main objective, this study aims to identify and analyze, through narratives of the participants’ life stories, cultural meanings attributed to their immigration to Brazil, their second language acquisition, and their insertion of religious discourse in their daily practices. In order to achieve the objective that guides this study, we used narrative theories emphasizing the main characteristics and the relevance to intercultural studies (BOSI, 1994; BRUNER, 2001; HALL, 2012; MATOS, 2001; THOMPSON, 1992). We also used theories that discuss language and culture and that focus on social and cultural constructs (CORBETT, 2003; HALL, 2012; RISAGER, 2005, 2006; SPENCER-OATEY; FRANKLIN, 2009). We also used other sciences that have brought major contributions to the analysis of data, like Chaui’s (1997) philosophical studies. Data show that human beings are subjects under construction and all their actions carry cultural meanings that can be understood if we take into consideration the historical and social context in which the subject was or is inserted. Data also show that human life has a cyclical nature (CAMPBELL, 1949), that is, we are all encouraged to live an adventure that is to find someone more experienced or a situation that forces us to make a decision and accept the call to adventure, pass through the threshold which leads us from our common world to the world of adventure, confront the challenges in the world of adventure, get our reward, go back to our common world until the moment we again meet something or someone that leads us to start a new adventure, which one in turn will bring us new challenges to be overcome. In the case of the participants of the study, the adventure began from the moment they decided to become missionary immigrants in Brazil. As a result of that choice, the participants had to deal with and overcome the greatest of challenges: dealing with linguistic and cultural diversity with the “help of the supernatural” (CAMPBELL, 1949), which consists of the missionaries’ faith in an omnipresent, omniscient, and omnipotent God.
Palavras-chave: Narrativas
Histórias de vida
Imigrantes
Interculturalidade
Languaculture
Narratives
Life stories
Immigrants
Interculturalism
Languaculture
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Letras - FL (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (FL)
Citação: SILVA, A. G. Histórias de vida: um estudo intercultural acerca da languaculture de um grupo de imigrantes missionários cristãos na terceira idade. 2016. 208 f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7688
Data de defesa: 18-Nov-2016
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras e Linguística (FL)

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