Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7812
Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação das infraestruturas cicloviárias implantadas no corredor universitário em Goiânia
Título(s) alternativo(s): Evaluation of the bicycle infrastructure implanted in the corredor universitário in Goiânia
Autor: Antunes, Luiza Lemos
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/1019923405868288
Primeiro orientador: Cascudo, Oswaldo
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/3336749062812376
Primeiro membro da banca: Cascudo, Oswaldo
Segundo membro da banca: Carasek, Helena
Terceiro membro da banca: Paiva, Mariana de
Resumo: A bicicleta é um veículo intensamente utilizado no Brasil e surge como opção de transporte para amenizar os impactos gerados pelo uso indiscriminado do transporte individual motorizado. Contudo, apesar de o uso da bicicleta no Brasil ter um século de história, a falta de uma política cicloviária eficiente traduz-se o principal fator limitador da inserção da bicicleta como modo de transporte. O planejamento cicloviário deve atuar de forma abrangente, onde todas as variáveis como geometria, materiais e execução devem ser consideradas de maneira conjunta. Dessa forma, esta pesquisa buscou realizar uma análise do desempenho e das condições de serviço do sistema cicloviário implantado em Goiânia junto ao trecho de faixa preferencial do transporte coletivo, denominado Corredor Universitário. O estudo também propiciou o levantamento de problemaspatológicos e ocorrência de não conformidades, associados às etapas de concepção de projeto, de especificações dos materiais e de execução. Amparado por requisitos para planejamento cicloviário estabelecidos e normas técnicas, foram avaliados aspectos projetuais e tecnologias utilizadas, como materiais e processo de execução, visando ao diagnóstico das deficiências do sistema. Para avaliação do pavimento cicloviário, dada a ausência de uma metodologia específica, utilizou-se um método adaptado, existente para avaliação e conceituação de pavimentos rodoviários, por meio do cálculo do índice de Condição do Pavimento (ICP). Foram identificadas várias falhas no sistema cicloviário implantado. Dentre as principais estão: a inadequação da sinalização das ciclovias, problemas de drenagem, iluminação das vias cicláveis comprometida pela falta de manutenção, mobiliário urbano danificado, ausência de estacionamento para bicicleta e graves problemas de pavimentação. Vários fatores como a ausência de um projeto de pavimentação e a falta de controle tecnológico do concreto utilizados, influenciaram no desempenho do pavimento das ciclovias, que, com apenas 3 anos de tempo de serviço, exibiu inúmeras patologias. Com isso, os trechos analisados foram caracterizados de Bom a Ruim, conforme conceitos apresentados pelo método adotado. Assim sendo, os problemas diagnosticados no sistema cicloviário do Corredor Universitário são decorrentes de uma série de fatores, que vão desde a fase de planejamento e concepção de projeto, assim como a deficiência ou ausência de projeto executivo e o baixo controle de qualidade de todo o processo de execução.
Abstract: The bicycle is a vehicle used extensively in Brazil and comes as a transport option to mitigate the impacts caused by the indiscriminate use of individual motorized transport. However, despite the use of bicycles in Brazil has a century of history, the lack of an effective cycling policy translates the main factor limiting the insertion of the bicycle as a mode of transport. The cycle planning must act comprehensively where all variables such as geometry, materials and execution should be considered jointly. Thus, this study aimed to conduct an analysis of the performance and the cycle system service conditions implanted in Goiania in conjunction the preferred range stretch of public transport, named Corredor Universitário. The study has also brought a survey of pathological problems and occurrence of nonconformities, associated with the project design stages, material specifications and implementation. Supported by requirements established for cycle planning and by technical standards, design aspects and used technologies were evaluated, such as materials and implementation process, in order to diagnose the system's deficiencies. To assess cycle pavement, in the absence of a specific methodology, we used an adapted method for evaluation and conceptualization of road pavements, by means of the calculation of Pavement Condition Index (PCI). Several flaws were identified in the implanted cycle system. Among the main ones are: the inadequacy of the signage of cycle paths, drainage problems, lighting of bike lanes way compromised by the lack of maintenance, damaged street furniture, lack of bike parking and severe paving problems. Several factors such as the absence of a paving design and the lack of a technological control of concrete influenced the pavement performance of cycle paths, which, with only 3 years of service, have exhibited numerous pathologies. Thus, the analyzed sections were characterized Good the Bad as concepts presented by the adopted method. Therefore, problems diagnosed in the cycle system of Corredor Universitário are due to a variety of factors, ranging from the stage of design planning and conception, as well as the deficiency or absence of the executive design and the low quality control of all execution process.
Palavras-chave: Ciclovia
Infraestrutura
Pavimento
Patologia
Bike path
Infrastructure
Pavement
Pathology
Área(s) do CNPq: ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Escola de Engenharia Civil - EEC (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Geotecnia, Estruturas e Construção Civil (EEC)
Citação: ANTUNES, Luiza Lemos. Avaliação das infraestruturas cicloviárias implantadas no corredor universitário em Goiânia. 2015. 315 f. Dissertação (Mestrado em Geotecnia, Estruturas e Construção Civil) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7812
Data de defesa: 13-Ago-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Geotecnia, Estruturas e Construção Civil (EECA)

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