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Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação policial militar em educação em direitos humanos no Brasil e indicadores de letalidade na intervenção policial militar: análise comparativa
Título(s) alternativo(s): Military police training in human rights education in Brazil and letality indicators in military police intervention: comparative analysis
Autor: Jubé, Cassira Lourdes de Alcântara Dias Ramos
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/6792979547523586
Primeiro orientador: Bambirra, Felipe Magalhães
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/0064634788351504
Primeiro coorientador: Ferreira, Fernanda Busanello
Currículo Lattes do primeiro coorientador: http://lattes.cnpq.br/3524030615771756
Primeiro membro da banca: Bambirra, Felipe Magalhães
Segundo membro da banca: Pilla, Maria Cecília Barreto Amorim
Terceiro membro da banca: Macêdo Filha, Maurides Batista
Resumo: O presente estudo apresentado nesta dissertação refere-se à educação em direitos humanos na formação policial, com o escopo de identificar as práticas pedagógicas empregadas, a partir da análise dos conteúdos curriculares, do ementário da disciplina de Direitos Humanos, bem como do rol das demais disciplinas dos cursos de formação, com a finalidade de desenvolver estudo comparativo com os indicadores de mortes em intervenções policiais militares em serviço, tomando como base os dados extraídos do 10o Anuário de Segurança Pública. O recorte metodológico envolveria, a princípio, os cinco estados da Federação que apresentaram os maiores indicativos de letalidade policial em serviço e os cinco estados com os menores índices, que sofreu adaptações, frente a escassez de respostas da maioria dos estados. A investigação, que circundou componentes da formação policial (variáveis de conteúdo, carga horaria, corpo docente e outras) e a letalidade policial. A pesquisa concentrou-se em revisão bibliográfica e análise documental, a partir dos métodos histórico, comparativo e hipotético dedutivo. Por fim, em termos de considerações finais, foram discutidos os aspectos negativos e positivos da formação policial, incluindo a abordagem de novas estratégias de formação, sob o prisma da educação em direitos humanos.
Abstract: The present study presented in this dissertation refers to human rights education in police training, with the purpose of identifying the pedagogical practices employed, based on the analysis of the curricular contents, the content of the discipline of Human Rights, as well as the role of others Disciplines of the training courses, with the purpose of developing a comparative study with the indicators of deaths in military police interventions in service, based on the data extracted from the 10th Annual Public Security Yearbook. The methodological cut would involve, in principle, the five states of the Federation that presented the highest indications of in-service police lethality and the five states with the lowest indexes, which has undergone adaptations, in the face of the scarcity of responses from most states. The investigation, which encompassed components of police training (content variables, time load, faculty and others) and police lethality. The research focused on bibliographic review and documentary analysis, based on historical, comparative and hypothetical deductive methods. Finally, in terms of final considerations, the negative and positive aspects of police training, including the approach of new training strategies, were discussed, from the point of view of human rights education.
Palavras-chave: Educação
Direitos humanos
Polícia
Currículo
Práticas pedagógicas
Education
Human rights
Police
Curriculum
Pedagogical practices
Área(s) do CNPq: OUTROS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-graduação (PRPG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos (PRPG)
Citação: JUBÉ, Cassira Lourdes de A. D. R. Formação policial militar em educação em direitos humanos no Brasil e indicadores de letalidade na intervenção policial militar: análise comparativa. 2017. 189 f. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7916
Data de defesa: 24-Ago-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Direitos Humanos (PRPG)

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