Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7971
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A avaliação da aprendizagem em uma escola de pedagogia Waldorf: singularidades e semelhanças |
Título(s) alternativo(s): | The evaluation of learning in a Waldorf school of pedagogy: singularities and similarities |
Autor: | Matos, Renata da Silva |
Currículo Lattes do Autor: | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4420350P8 |
Primeiro orientador: | Ribeiro, José Pedro Machado |
Currículo Lattes do primeiro orientador: | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723412T1 |
Primeiro coorientador: | Chaves, Sandramara Matias |
Currículo Lattes do primeiro coorientador: | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784015U6 |
Primeiro membro da banca: | Ribeiro, José Pedro Machado |
Segundo membro da banca: | Chaves, Sandramara Matias |
Terceiro membro da banca: | Machado, Vânia Lúcia |
Quarto membro da banca: | Furtado, Wagner Wilson |
Resumo: | Esta pesquisa trata-se de uma pesquisa qualitativa, com elementos do estudo de caso, que busca encontrar, nas práticas escolares da pedagogia Waldorf, ações relativas à avaliação, a fim de analisá-las e discuti-las segundo as principais teorias da avaliação da aprendizagem. Para isso, buscamos acompanhar o trabalho realizado em uma escola de pedagogia Waldorf, na cidade de Goiânia, Goiás. Como instrumentos utilizados para a coleta dos dados referentes a esta pesquisa, apresentamos a análise documental que trata de documentos relativos às práticas pedagógicas da escola, a observação direta de uma sala de aula Waldorf, em seu dia a dia, e a entrevista semiestruturada realizada com uma professora Waldorf. Buscamos, desse modo, fazer emergir os elementos necessários para discutir as práticas avaliativas de uma escola que se apoia na Pedagogia Waldorf, no que diz respeito aos aspectos didáticometodológicos dessa proposta. |
Abstract: | This research is a qualitative research, with elements of the case study, which seeks to find, in the school practices of the Waldorf pedagogy, actions related to the evaluation, in order to analyze them and discuss them according to the main theories of the evaluation of the learning. To this end, we sought to follow the work carried out at a Waldorf pedagogy school in the city of Goiânia, Goiás. As instruments used to collect data related to this research, we present the documentary analysis that deals with documents related to the pedagogical practices of the school, the direct observation of a Waldorf classroom in his daily life, and the semi-structured interview with a Waldorf teacher. In this way, we seek to emerge the necessary elements to discuss the evaluative practices of a school that relies on the Waldorf Pedagogy, regarding the didactic-methodological aspects of this proposal. |
Palavras-chave: | Avaliação da aprendizagem Pedagogia Waldorf Metodologias Learning assessment Waldorf pedagogy Methodologies |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Goiás |
Sigla da instituição: | UFG |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-graduação (PRPG) |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PRPG) |
Citação: | MATOS, R. S. A avaliação da aprendizagem em uma escola de pedagogia Waldorf: singularidades e semelhanças. 2017. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7971 |
Data de defesa: | 27-Out-2017 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação em Ciências e Matemática (PRPG) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Renata da Silva Matos - 2017.pdf | 1,36 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons