Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7971
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Matos, Renata da Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4420350P8 | eng |
dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, José Pedro Machado | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723412T1 | eng |
dc.contributor.advisor-co1 | Chaves, Sandramara Matias | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784015U6 | eng |
dc.contributor.referee1 | Ribeiro, José Pedro Machado | - |
dc.contributor.referee2 | Chaves, Sandramara Matias | - |
dc.contributor.referee3 | Machado, Vânia Lúcia | - |
dc.contributor.referee4 | Furtado, Wagner Wilson | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-16T13:19:43Z | - |
dc.date.issued | 2017-10-27 | - |
dc.identifier.citation | MATOS, R. S. A avaliação da aprendizagem em uma escola de pedagogia Waldorf: singularidades e semelhanças. 2017. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017. | eng |
dc.identifier.uri | http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7971 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa trata-se de uma pesquisa qualitativa, com elementos do estudo de caso, que busca encontrar, nas práticas escolares da pedagogia Waldorf, ações relativas à avaliação, a fim de analisá-las e discuti-las segundo as principais teorias da avaliação da aprendizagem. Para isso, buscamos acompanhar o trabalho realizado em uma escola de pedagogia Waldorf, na cidade de Goiânia, Goiás. Como instrumentos utilizados para a coleta dos dados referentes a esta pesquisa, apresentamos a análise documental que trata de documentos relativos às práticas pedagógicas da escola, a observação direta de uma sala de aula Waldorf, em seu dia a dia, e a entrevista semiestruturada realizada com uma professora Waldorf. Buscamos, desse modo, fazer emergir os elementos necessários para discutir as práticas avaliativas de uma escola que se apoia na Pedagogia Waldorf, no que diz respeito aos aspectos didáticometodológicos dessa proposta. | eng |
dc.description.abstract | This research is a qualitative research, with elements of the case study, which seeks to find, in the school practices of the Waldorf pedagogy, actions related to the evaluation, in order to analyze them and discuss them according to the main theories of the evaluation of the learning. To this end, we sought to follow the work carried out at a Waldorf pedagogy school in the city of Goiânia, Goiás. As instruments used to collect data related to this research, we present the documentary analysis that deals with documents related to the pedagogical practices of the school, the direct observation of a Waldorf classroom in his daily life, and the semi-structured interview with a Waldorf teacher. In this way, we seek to emerge the necessary elements to discuss the evaluative practices of a school that relies on the Waldorf Pedagogy, regarding the didactic-methodological aspects of this proposal. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2017-11-16T13:19:09Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Renata da Silva Matos - 2017.pdf: 1395951 bytes, checksum: d2db5cdb5ba16cc33d846f9143f0f13a (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2017-11-16T13:19:43Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Renata da Silva Matos - 2017.pdf: 1395951 bytes, checksum: d2db5cdb5ba16cc33d846f9143f0f13a (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-11-16T13:19:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Renata da Silva Matos - 2017.pdf: 1395951 bytes, checksum: d2db5cdb5ba16cc33d846f9143f0f13a (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2017-10-27 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | eng |
dc.publisher | Universidade Federal de Goiás | eng |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pós-graduação (PRPG) | eng |
dc.publisher.country | Brasil | eng |
dc.publisher.initials | UFG | eng |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PRPG) | eng |
dc.rights | Acesso Aberto | - |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Avaliação da aprendizagem | por |
dc.subject | Pedagogia Waldorf | por |
dc.subject | Metodologias | por |
dc.subject | Learning assessment | eng |
dc.subject | Waldorf pedagogy | eng |
dc.subject | Methodologies | eng |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | eng |
dc.title | A avaliação da aprendizagem em uma escola de pedagogia Waldorf: singularidades e semelhanças | eng |
dc.title.alternative | The evaluation of learning in a Waldorf school of pedagogy: singularities and similarities | eng |
dc.type | Dissertação | eng |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação em Ciências e Matemática (PRPG) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Renata da Silva Matos - 2017.pdf | 1,36 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons