Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8031
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorArruda, Reinaldo Gomes de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2351752840523229eng
dc.contributor.advisor1Furtado, Rita Márcia Magalhães-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2445364912204332eng
dc.contributor.referee1Furtado, Rita Márcia Magalhães-
dc.contributor.referee2Ostetto, Luciana Esmeralda-
dc.contributor.referee3Araújo, Anna Rita Ferreira de-
dc.contributor.referee4Real, Márcio Penna Corte-
dc.contributor.referee5Baptista, Tadeu João Ribeiro-
dc.date.accessioned2017-12-12T11:10:59Z-
dc.date.issued2017-11-21-
dc.identifier.citationARRUDA, R. G. O pensamento de Merleau-Ponty na pintura contemporânea: reflexões sobre o ensino da arte. 2017. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.eng
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8031-
dc.description.resumoA abordagem ontológica é uma necessidade fundamental para a compreensão da arte e da linguagem. O ensino da arte como cultura e linguagem no contexto escolar propicia a formação estética e artística, importante para a percepção das coisas do mundo. Considerando que, este trabalho, de cunho teórico e bibliográfico se propõe a pensar - a partir da concepção da fenomenologia ontológica de Maurice Merleau-Ponty, presente nas seguintes obras: O olho e oespírito A linguagem indireta e as vozes do silêncio e A dúvida de Cézanne -, as implicações da pintura contemporânea no contexto escolar, suscitamos um questionamento norteador: Em que medida o pensamento desse teórico contribui para ressignificar o olhar sobre a pintura contemporânea no ambiente escolar? Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa teórica, de cunho bibliográfico com ênfase no estudo e na análise do pensamento de Merleau-Ponty acerca da pintura. Foram agregados nesta pesquisa alguns estudiosos da filosofia, especificamente da estética, bem como teóricos específicos da educação para articular as possíveis contribuições da experiência artística no contexto escolar. Nesse sentido, compreende-se que a arte necessita ser democratizada, ou seja, ensinada a todos com o compromisso de ampliar os domínios estéticos e artísticos.eng
dc.description.abstractThe ontological approach is a fundamental need for the understanding of art and language. The teaching of art as culture and language in the school context provides the aesthetic and artistic formation, important for the perception of the things of the world. Considering that this theoretical and bibliographical work proposes to think - from the conception of the ontological phenomenology of Maurice Merleau-Ponty, present in the following works: The eye and the spirit; The indirect language and the voices of silence and Cézanne's doubt - the implications of contemporary painting in the school context, we raise a guiding question: To what extent does the thought of this theorist contribute to re-signify the view on contemporary painting in the school environment? For this, a theoretical research, of bibliographical character was developed with emphasis in the study and the analysis of the thought of Merleau-Ponty on the painting. Some scholars of philosophy, specifically aesthetics, as well as specific education theorists have been added in this research to articulate the possible contributions of the artistic experience in the school context. In this sense, it is understood that art needs to be democratized, that is, taught to all with the commitment to broaden the aesthetic and artistic domains.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2017-12-12T11:10:32Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Reinaldo Gomes de Arruda - 2017.pdf: 3102464 bytes, checksum: 9914e5c88393e728692dd8db80d85503 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2017-12-12T11:10:59Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Reinaldo Gomes de Arruda - 2017.pdf: 3102464 bytes, checksum: 9914e5c88393e728692dd8db80d85503 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-12T11:10:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Reinaldo Gomes de Arruda - 2017.pdf: 3102464 bytes, checksum: 9914e5c88393e728692dd8db80d85503 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2017-11-21eng
dc.description.sponsorshipOutroeng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal de Goiáseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação - FE (RG)eng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFGeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação (FE)eng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEnsino da artepor
dc.subjectPinturapor
dc.subjectFenomenologiapor
dc.subjectEstéticapor
dc.subjectTeaching of arteng
dc.subjectPhenomenologyeng
dc.subjectPaintingeng
dc.subjectAestheticseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOeng
dc.titleO pensamento de Merleau-Ponty na pintura contemporânea: reflexões sobre o ensino da arteeng
dc.title.alternativeMerleau-Ponty's thinking in contemporary painting: reflections on the teaching of arteng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (FE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Reinaldo Gomes de Arruda - 2017.pdf3,03 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons