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Tipo do documento: Dissertação
Título: As identidades de gênero e sexualidade na visão dos parlamentares da Câmara Federal: uma análise do discurso a partir dos projetos "escola sem partido"
Título(s) alternativo(s): The identities of sexuality and gender in the vision of the parliamentarians of the house of representatives: an analysis of the discourse from the projects "school without party"
Autor: Pereira, Isabella Bruna lemes
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/3903909825663997
Primeiro orientador: Franco, Michele Cunha
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/5290221927358760
Primeiro membro da banca: Franco , Michele Cunha
Segundo membro da banca: Givigi, Ana Cristina Nascimento
Terceiro membro da banca: Amaral , Marcela Carvalho Martins
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo analisar os discursos dos parlamentares quanto aos direitos humanos de pessoas cuja sexualidade ou a identidade de gênero não satisfazem o padrão heternormativo e heterossexual imposto pela sociedade. A metodologia do trabalho foi a análise do discurso a partir de Michel Foucault e Dominique Maingueneau. O material constitutivo da análise, o corpora, foram os discursos escritos ou verbais dos deputados federais, relacionados aos projetos de lei de parlamentares na Câmara dos Deputados com temática afim ao Movimento Escola sem Partido. São eles : PL 7180/2014 (objetiva inserir como princípio a precedência aos valores de ordem familiar sobre a educação escolar nos aspectos relacionados à educação moral, sexual e religiosa), PL 7181/2014 (objetiva aplicar vigência decenal aos PCN), PL 867/2015 (objetiva inserir no PCN o “Programa Escola sem Partido”), PL 6005/2016 (objetiva criar do “Programa Escola Livre”), PL 1859/2015 (objetiva proibir de desenvolvimento de políticas de ensino que versem sobre “ideologia de gênero), PL 5487/2016 (objetiva proibir a orientação e distribuição de livros que verse sobre orientação de diversidade sexual para crianças e adolescentes). A compreensão de direitos humanos dos parlamentares é relativa, posto que não abrange a todos, mas se restringem a certas categorias sociais, o que se explica pela forma com que se deu a cidadania brasileira, patriarcal, carregada de conservadorismos e ideais religiosos que impedem um olhar menos preconceituoso, sexista e colonizado sobre as diferenças e as diversas identidades sexuais, e permitem que discursos infundados, como o da “Ideologia de Gênero” se imponham, restringindo espaços que deveriam ser democráticos.
Abstract: The aim of the dissertation is analyzing parliamentarian discourses about the human rights of people whom the sexuality, or the gender identity does not satisfy the heteronormative and heterosexual standard imposed by society. The methodology used is the analyze of the discourses using studies developed by Michel Foucault e Dominique Maingueneau. The analysis’ constitutive matter, the corpora, were the written or verbal federal congressmen’ discourses related to the House of Representatives’ parliamentarian bills with related themes to the School Without Party Movement. They are: Bill 7180/2014 (aims the insertion of the familiar value reasons precedence above the scholar education on the aspects related to the moral, sexual and religious education as a principle). Bill 7181/2014 (aims the application of a ten-year validity to the National Curricular Parameters (NCP)). Bill 867/2015 (aims the insertion of the “School Without Party Program” in the NCP). Bill 6005/2016 (aims the creation of the “Free School Program”). Bill 1859/2015 (aims the prohibition of “gender ideology” teaching policies development). Bill 5487/2016 (aims the prohibition of sexual orientation and the distribution of books about sexual diversity orientation for children). The understanding of the parliamentarian about Human Rights is relative, since it does not involve all the people, i.e., it is restricted to certain social categories, which is explained by the way the Brazilian citizenship was formed: patriarchal, full of conservatism and religious ideals that prevent a less prejudiced, sexist and colonized look about the differences and the multiple sexual identities, and allow the imposition of unfounded speeches, e.g., the “gender ideology”, restricting spaces that should be democratic.
Palavras-chave: Análise do discurso
Direitos humanos em perspectiva decolonial
Escola sem partido
Câmara dos deputados
Ideologia de gênero
Discourse analysis
Decolonial perspective of human rights
School without party
House of representatives
Gender ideology
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-graduação (PRPG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos (PRPG)
Citação: PEREIRA, I. B. L. As identidades de gênero e sexualidade na visão dos parlamentares da Câmara Federal: uma análise do discurso a partir dos projetos "escola sem partido". 2017. 238 f. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8065
Data de defesa: 17-Ago-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Direitos Humanos (PRPG)

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