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Tipo do documento: Tese
Título: Representações sociais sobre a escola e o trabalho docente: professores de Sociologia no ensino médio nas escolas públicas de Goiânia
Título(s) alternativo(s): Représentations sociales sur l'école et l'enseignement: les enseignants de la Sociologie dans l'école moyenne dans les écoles publiques de Goiânia
Autor: Melo, Marco Aurélio Pedrosa de
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/7090907947892403
Primeiro orientador: Freitas, Revalino Antonio de
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/8705661441925211
Primeiro membro da banca: Fagiani, Cílson César
Segundo membro da banca: Rêses , Erlando da Silva
Terceiro membro da banca: Oliveira, Dijaci David de
Quarto membro da banca: Junqueira, Ivanilda Aparecida Andrade
Quinto membro da banca: Freitas , Revalino Antonio de
Resumo: Esta pesquisa analisa as representações sociais dos professores de Sociologia, do Ensino Médio, no município de Goiânia/Goiás sobre o trabalho docente e as relações existentes no cotidiano escolar, com o objetivo de evidenciar o tipo de representação que o professor de Sociologia da rede estadual de ensino, apresenta sobre sua função enquanto docente e as relações sociais, políticas e pedagógicas que se estabelecem no cotidiano escolar. Teve como base a Teoria da Representação Social e como procedimentos metodológicos, foram utilizados a observação, a entrevista e o questionário. A questão problematizadora que orientou a pesquisa foi: As representações sociais de escola e sobre o papel do educador, especificamente do professor de Sociologia, no Ensino Médio, elaboradas pelos docentes, remetem a práticas educacionais que reforçam a precarização, a desvalorização e a desabilitação do docente enquanto sujeito promotor e interventor da realidade educacional? Os resultados apontaram que os professores de Sociologia da rede pública estadual em Goiânia-GO possuem uma visão crítica e postura diferente perante o mundo, mas apresentam sintomas de sofrimento e desgaste, gerados pelas obrigações demandadas do sistema educacional, entretanto mostram uma visão na qual a profissão docente ainda é a melhor opção de estabilidade, mesmo com a intensificação do serviço e controle na melhoria da educação e aprendizagem do estudante.
Abstract: This research analyzes the social representations of the professors of Sociology, High School, in the city of Goiânia / Goiás on the teaching work and the relations existing in the school daily life, with the purpose of evidencing the type of representation that the professor of Sociology of the state network of teaching, presents about its role as a teacher and the social, political and pedagogical relationships that are established in the daily school life. Based on the Theory of Social Representation and as methodological procedures, observation, interview and questionnaire were used. The problematizing question that guided the research was: The social representations of the school and about the role of the educator, specifically the teacher of Sociology, in High School, elaborated by the teachers, refer to educational practices that reinforce the precariousness, devaluation and the teacher as a promoter and intervener of the educational reality? The results pointed out that the sociology professors of the state public school in Goiânia-GO have a critical view and different posture towards the world, but they present symptoms of suffering and attrition, generated by the obligations demanded of the educational system, however they show a vision in which the teacher profession is still the best option for stability, even with the intensification of service and control in improving student education and learning.
Palavras-chave: Trabalho docente
Representação social
Escola
Educação básica
Ensino médio
École d'enseignement
Représentation sociale
École
Éducation de base
École secondaire
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Ciências Sociais - FCS (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Sociologia (FCS)
Citação: MELO, Marco Aurélio Pedrosa de. Representações sociais sobre a escola e o trabalho docente: professores de Sociologia no ensino médio nas escolas públicas de Goiânia. 2017.145 f. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8224
Data de defesa: 13-Dez-2017
Aparece nas coleções:Doutorado em Sociologia (FCS)

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