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dc.creatorMelo, Marco Aurélio Pedrosa de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7090907947892403eng
dc.contributor.advisor1Freitas, Revalino Antonio de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8705661441925211eng
dc.contributor.referee1Fagiani, Cílson César-
dc.contributor.referee2Rêses , Erlando da Silva-
dc.contributor.referee3Oliveira, Dijaci David de-
dc.contributor.referee4Junqueira, Ivanilda Aparecida Andrade-
dc.contributor.referee5Freitas , Revalino Antonio de-
dc.date.accessioned2018-03-16T11:07:56Z-
dc.date.issued2017-12-13-
dc.identifier.citationMELO, Marco Aurélio Pedrosa de. Representações sociais sobre a escola e o trabalho docente: professores de Sociologia no ensino médio nas escolas públicas de Goiânia. 2017.145 f. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.eng
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8224-
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa as representações sociais dos professores de Sociologia, do Ensino Médio, no município de Goiânia/Goiás sobre o trabalho docente e as relações existentes no cotidiano escolar, com o objetivo de evidenciar o tipo de representação que o professor de Sociologia da rede estadual de ensino, apresenta sobre sua função enquanto docente e as relações sociais, políticas e pedagógicas que se estabelecem no cotidiano escolar. Teve como base a Teoria da Representação Social e como procedimentos metodológicos, foram utilizados a observação, a entrevista e o questionário. A questão problematizadora que orientou a pesquisa foi: As representações sociais de escola e sobre o papel do educador, especificamente do professor de Sociologia, no Ensino Médio, elaboradas pelos docentes, remetem a práticas educacionais que reforçam a precarização, a desvalorização e a desabilitação do docente enquanto sujeito promotor e interventor da realidade educacional? Os resultados apontaram que os professores de Sociologia da rede pública estadual em Goiânia-GO possuem uma visão crítica e postura diferente perante o mundo, mas apresentam sintomas de sofrimento e desgaste, gerados pelas obrigações demandadas do sistema educacional, entretanto mostram uma visão na qual a profissão docente ainda é a melhor opção de estabilidade, mesmo com a intensificação do serviço e controle na melhoria da educação e aprendizagem do estudante.eng
dc.description.abstractThis research analyzes the social representations of the professors of Sociology, High School, in the city of Goiânia / Goiás on the teaching work and the relations existing in the school daily life, with the purpose of evidencing the type of representation that the professor of Sociology of the state network of teaching, presents about its role as a teacher and the social, political and pedagogical relationships that are established in the daily school life. Based on the Theory of Social Representation and as methodological procedures, observation, interview and questionnaire were used. The problematizing question that guided the research was: The social representations of the school and about the role of the educator, specifically the teacher of Sociology, in High School, elaborated by the teachers, refer to educational practices that reinforce the precariousness, devaluation and the teacher as a promoter and intervener of the educational reality? The results pointed out that the sociology professors of the state public school in Goiânia-GO have a critical view and different posture towards the world, but they present symptoms of suffering and attrition, generated by the obligations demanded of the educational system, however they show a vision in which the teacher profession is still the best option for stability, even with the intensification of service and control in improving student education and learning.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Liliane Ferreira (ljuvencia30@gmail.com) on 2018-03-15T11:53:01Z No. of bitstreams: 2 Tese - Marco Aurélio Pedrosa de Melo - 2017.pdf: 3233293 bytes, checksum: 1162d4503efa03e0336f6f8f0a7a2843 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESeng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal de Goiáseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Sociais - FCS (RG)eng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFGeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Sociologia (FCS)eng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectTrabalho docentepor
dc.subjectRepresentação socialpor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectÉcole d'enseignementfra
dc.subjectReprésentation socialefra
dc.subjectÉcolefra
dc.subjectÉducation de basefra
dc.subjectÉcole secondairefra
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIAeng
dc.titleRepresentações sociais sobre a escola e o trabalho docente: professores de Sociologia no ensino médio nas escolas públicas de Goiâniaeng
dc.title.alternativeReprésentations sociales sur l'école et l'enseignement: les enseignants de la Sociologie dans l'école moyenne dans les écoles publiques de Goiâniafra
dc.typeTeseeng
Aparece nas coleções:Doutorado em Sociologia (FCS)

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