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Tipo do documento: Dissertação
Título: Etnomatemática e relações comerciais na formação de professores indígenas
Título(s) alternativo(s): Ethnomathematics and trade relations in the training of indigenous teacher
Autor: Silva, Matheus Moreira da
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/1219996162669090
Primeiro orientador: Ribeiro, José Pedro Machado
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/1433861823493391
Primeiro membro da banca: Ribeiro, José Pedro Machado
Segundo membro da banca: Baumann, Ana Paula Purcina
Terceiro membro da banca: Ferreira, Rogério
Quarto membro da banca: Machado, Vânia Lucia
Resumo: Entender o processo de subalternação e exploração das relações comerciais e da biodiversidade no contexto indígena, em face à influência ocidental, é perceber o processo de colonização do Brasil em 1500, além de sua organização estrutural. Este trabalho traz reflexões sobre as relações comerciais tradicionais de algumas etnias indígenas à luz da Etnomatemática, no curso de Educação Intercultural da Universidade Federal de Goiás (UFG). O propósito central é verificar as contribuições do tema contextual “Cultura e Comércio”, do curso de Educação Intercultural da UFG, referentes às relações comerciais praticadas pelos indígenas tanto no contexto tradicional quanto na sociedade envolvente. A partir das reflexões, no desenvolvimento desta pesquisa, percebemos que a Etnomatemática, num viés de formação, propicia ao professor indígena perceber as diferenças culturais e comerciais dentro e fora de seu contexto. Sabendo-se que o conhecimento e o comércio indígena receberam inúmeras influências das mais diversas civilizações no que tange à perda do patrimônio imaterial por meio da prática da biopirataria e de suas relações comerciais tradicionais; as ponderações aqui estabelecidas possibilitam aos povos indígenas uma maior liberdade e autonomia frente a determinados “padrões” de comportamentos capacidade de lidar com as transformações econômicas provocadas pela cultura ocidental dominante
Abstract: Understanding the process of subalternation and exploration of commercial relations and biodiversity in the indigenous context, in the face of Western influence, is to perceive the process of colonization of Brazil in 1500, as well as its structural organization. This work presents reflections on the traditional commercial relations of some indigenous ethnic groups in the light of Ethnomathematics, in the course of Intercultural Education of the Federal University of Goiás (UFG). The main purpose is to verify the contributions of the contextual theme "Culture and Commerce", of the Intercultural Education course of the UFG, referring to the commercial relations practiced by the Indians in the traditional context as well as in the surrounding society. From the reflections, in the development of this research, we realize that the Ethnomathematics, in a training bias, allows the indigenous teacher to perceive the cultural and commercial differences inside and outside their context. Knowing that indigenous knowledge and trade have received innumerable influences from the most diverse civilizations regarding the loss of intangible heritage through the practice of biopiracy and its traditional trade relations; the considerations established here allow indigenous peoples greater freedom and autonomy in the face of certain "patterns" of behaviors capable of dealing with the economic transformations provoked by the dominant Western culture.
Palavras-chave: Cultura e comércio
Relações comerciais
Professores indígenas
Biopirataria
Etnomatemática
Culture and commerce
Comercial relations
Indigenous teachers
Biopiracy
Ethnomathematics
Área(s) do CNPq: MATEMATICA::ANALISE
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-graduação (PRPG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PRPG)
Citação: SILVA, M. M. Etnomatemática e relações comerciais na formação de professores indígenas. 2018. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8242
Data de defesa: 21-Fev-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação em Ciências e Matemática (PRPG)

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