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Tipo do documento: Dissertação
Título: Pagu: a arte no feminino como performance de si
Título(s) alternativo(s): Pagu: the art of the feminine as performance of self
Autor: Machado, Lucienne de Almeida
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/5665673636073128
Primeiro orientador: Veloso, Sainy Coelho Borges
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/8715733169225465
Primeiro coorientador: Almeida, Marcela Toledo França de
Currículo Lattes do primeiro coorientador: http://lattes.cnpq.br/4781175827443869
Primeiro membro da banca: Flores, Maria Bernardete Ramos
Segundo membro da banca: Reinato, Eduardo José
Resumo: A presente dissertação tem por objetivo apontar para a construção de uma concepção do feminino em que este é entendido como a arte da performance de si. Tal relação acontecerá por meio da análise do escrito autobiográfico: Paixão Pagu: uma autobiografia precoce de Patrícia Galvão (1940). Como forma de execução dessa proposta utilizou-se do referencial teórico da psicanálise perpassando por diversos autores que possam contribuir para essa temática. Especificamente, entretanto, foi realizada uma revisão bibliográfica em algumas das produções teóricas de Sigmund Freud e Jacques Lacan, por meio de um recorte de textos que abordam a questão do feminino. Pensando nos caminhos que nos guiassem recorremos à metodologia da Cartografia, da Poiética e Poética como traçados que nos permitissem a construção dessa concepção do feminino. Por meio da autobiografia de Pagu, o presente trabalho propõe a construção da noção de uma performance de si, um outro modo de se pensar a construção subjetiva do feminino, como uma obra de arte. A metáfora do nascimento das flores percorre a discussão no auxílio da compreensão de um certo desnudamento, não no sentido pornográfico de uma visão fálica da apresentação feminina, mas no sentido de um desabrochar. A arte no feminino como performance de si é a arte “nu” feminino, um corpo despido e retirado dos excessos para a criação de suas flores. Por isso, o presente trabalho pretende apresentar uma certa concepção do feminino na sua aproximação com a arte.
Abstract: The present dissertation has as objective to show the construction of the conception of feminine in which that is understood as the art of the performance of self. Such relationship will happen through the analysis of autobiographical writing: Paixão Pagu: uma autobiografia precoce de Patrícia Galvão (1940). As a way of implementing this proposal was used the theoretical framework of psychoanalysis going through numerous authors that may contribute to this thematic. Specifically, however, a bibliographic review was carried out in some theoretical productions of Sigmund Freud and Jacques Lacan, by means of a clipping of texts that address the question of the feminine. Thinking on the paths that would guide us we resorted to the methodology of Cartography, Poetics and Poetry as traces that allowed the construction of this conception of feminine. By means of Pagu’s autobiography, the present work proposes the construction of a notion of a performance of self, another way of thinking the subjective construction of feminine, as a piece of art. The metaphor of the birth of flowers goes through the discussion in aid of the understanding of certain nakedness, not in the pornographic sense of the phallic vision of the presentation of the female, but in the sense of a blossom. The art of the feminine as performance of self is that of a body naked and removed from excesses for the creation of its flowers. Therefore, the present work intents to present a certain conception of the feminine in its approximation with art.
Palavras-chave: Feminino
Psicanálise
Performances
Pagu
Poética
Feminine
Psychoanalyses
Performance
Pagu
Poetics
Área(s) do CNPq: OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Ciências Sociais - FCS (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Performance Cultural (EMAC)
Citação: MACHADO, Lucienne de Almeida. Pagu: a arte no feminino como performance de si. 2018. 133 f. Dissertação (Mestrado em Performance Cultural) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8311
Data de defesa: 15-Mar-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Performances Culturais (FCS)

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