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Tipo do documento: Dissertação
Título: Overeducation sob o olhar da psicodinâmica do trabalho: o caso de uma Instituição Federal de Ensino
Autor: Leite, Wanderson Silva
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/9010345764778469
Primeiro orientador: Facas, Emílio Peres
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/0677240696349106
Primeiro membro da banca: Facas, Emílio Peres
Segundo membro da banca: Medeiros, Luiza Ferreira Rezende de
Terceiro membro da banca: Resende, Maria do Rosário Silva
Resumo: Este estudo objetiva verificar a relação entre o fenômeno da sobreeducação (overeducation) e as vivências de prazer-sofrimento no trabalho de servidores assistentes em administração em uma Instituição Federal de Ensino, localizada em Goiânia-Go. Para tanto, busca descrever a organização do trabalho a que os servidores estão submetidos, investigar suas vivências de prazer-sofrimento, descrever as estratégias de mediação do sofrimento no trabalho utilizadas por esses trabalhadores e analisar o processo de sobreeducação na instituição pesquisada. Tem como aporte teórico a psicodinâmica do trabalho, no qual a organização do trabalho é conceituada como a forma como as tarefas são definidas, divididas e distribuídas, a forma como são concebidas as prescrições,bem como a forma como se operam a fiscalização, o controle, a ordem, a direção e a hierarquia. O prazer-sofrimento é estudado como um constructo dialético, sendo definido como vivências de angústia, medo, insegurança, reconhecimento e liberdade de expressão. As estratégias de mediação visam responder às contradições da organização do trabalho, evitando ou transformando as situações geradoras de sofrimento. Já a sobreeducação é entendida como fenômeno em que o trabalhador apresenta nível de escolaridade acima do requerido para sua ocupação. As etapas de pesquisa foram: a) reuniões com a direção do orgão pesquisado, a fim de delinear a pesquisa e explicar o modo como ela seria conduzida; b) observação participante em uma unidade de funcionamento (campus); c) análise de documentos e textos referentes ao órgão; d) cinco entrevistas semi- estruturadas individuais com servidores ocupantes de cargo de nível médio que já possuíam graduação e/ou pós-graduação quando ingressaram na instituição. Essas entrevistas foram analisadas por meio da Análise de Conteúdo e apresentadas nos resultados da presente dissertação. Nota-se falta de autonomia dos servidores na tomada de decisão; ausência de reconhecimento por parte da chefia; rigidez burocrática; atividades desprovidas de sentido; uso estratégias defensivas individuais como formas de lidar com as dificuldades descritas; existência de servidores em situação de sobreeducação. Os resultados sugerem que os servidores sobreeducados desfrutam de uma falsa sensação de prazer, que, na verdade, camufla o sofrimento decorrente do desempenho de atividades desprovidas de sentido.
Abstract: This study’s objective is to verify the relation between the overeducation phenomenon and the experiences of pleasure-suffering in the work of assistant servants in administration at a Federal Teaching Institution, located in Goiânia- Go. Therefore, it aims to describe the organization of the work to which the workers are submitted, to investigate their experiences of pleasure-suffering, to describe the strategies of mediation of the suffering in the work used by these workers and to analyze the overeducation process in the researched institution. The Psychodynamics of Work is used as the main theory to achieve the objective, by understanding the organization of work as the way tasks are defined, divided and distributed, the way the prescriptions are conceived, as well how do the fiscalization, the control, the order, the direction and the hierarchy occurs. The pleasure-suffering are defined as experiences of anguish, fear, unsafeness, recognition and liberty of speech. Mediation strategies are responses to the contradictions of the organization of the work, avoiding or transforming the situations that lead to suffering. The overeducation is concerned as a phenomenon in which the worker presents level of schooling above the required for its occupation. The research’s data were collected by: a) meetings with the directors of the searched organ, in order to delineate the research and explain the way as it would be lead; b) participating visit to an operating unit (campus); c) analysis of documents and texts referring to the organ; d) five individual interviews with middle-level servants who already had undergraduate and / or postgraduate degrees when they joined the institution. These interviews were analyzed by Content Analysis and described as the results of the present document. The results indicate lack of autonomy of the servers in the decision making; lack of recognition on the part of the direction; bureaucratic rigidity; meaningless activities; use individual defensive strategies as ways of dealing with the difficulties described; existence of servers in situations of overeducation. The results suggest that over- educated servants enjoy a false sense of pleasure, which actually camouflages the suffering of performing meaningless activities.
Palavras-chave: Sobreeducação
Servidores públicos
Prazer- sofrimento
Estratégias de mediação
Psicodinâmica do trabalho
Overeducation
Public servants
Pleasure-suffering
Strategies of mediation
Psychodynamics of work
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Educação - FE (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia (FE)
Citação: LEITE, W. S. Overeducation sob o olhar da psicodinâmica do trabalho: o caso de uma Instituição Federal de Ensino. 2018. 122 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8414
Data de defesa: 29-Mar-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia (FE)

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