Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8427
Tipo do documento: Dissertação
Título: Associações sociotécnicas: mediações algorítmicas e a economia das ações no Facebook
Título(s) alternativo(s): Sociotechnical associations: algorithmic mediations and the actions economy on Facebook
Autor: Moura, Carolina Silva de
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/0256812411257792
Primeiro orientador: Gomes, Suely Henrique de Aquino
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/3007925506666700
Primeiro membro da banca: Alzamora, Geane Carvalho
Segundo membro da banca: Martins, Dalton Lopes
Resumo: O projeto busca cartografar a economia mediada pela associação entre os algoritmos e o usuário no Facebook voltando-se às páginas comerciais. Economia essa que estabelece relação direta com os processos de coleta, armazenamento e articulação de dados favorecendo a personalização de conteúdo. Na primeira parte apresenta-se o projeto quanto ao problema, objetivos e relevância. A segunda dá seguimento à discussão conceitual sobre algoritmos, seus desdobramentos, perspectivas de pesquisa e quais delas são buscadas nessa análise. A terceira aborda a Teoria Ator-Rede, proposta teórica para a pesquisa por considerar simétricos agentes humanos e não humanos a luz especialmente de Latour (1994a, 2012). Por conseguinte se explora as formas de implementação da pesquisa empírica fundamentada no desenvolvimento de uma cartografia (VENTURINNI, 2010; BARROS, KASTRUP, 2009; ROMAGNOLI, 2009; PRADO FILHO, TETI, 2013). Tomando isso como referência, o exercício empírico, foi realizado a partir do perfil da pesquisadora no Facebook que durante um mês foi observado com base na seleção de algumas variáveis internas e externas à plataforma. A leitura seguinte expõe os dados observados nessa análise que apontam para uma economia pautada na circulação de conteúdos segmentados com base nas ações do usuário, em que o agir dele promove traduções do algoritmo as quais reverberam no que é exposto no Feed de Notícias e assim o usuário também realiza suas traduções em uma rede que se faz e refaz de modo constante.
Abstract: The project seeks to map the economy mediated by the association between the algorithms and the user on Facebook turning to the commercial pages.Economics keep a direct relationship with the processes of collecting, storing and articulating data favoring a personalization of content. The first part presents the project regarding the problem, objectives and your relevance. The second delivery of conceptual discussion about algorithms, their developments, research perspectives and which ones are sought in this analysis. The third one deals with the Theory-Actor Network, a theoretical proposal for research to consider symmetrical human and non-human highlightly Latour (1994a, 2012). Therefore, we explore ways of implementing empirical research based on the development of cartography (VENTURINNI, 2010; BARROS, KASTRUP, 2009; ROMAGNOLI, 2009; PRADO FILHO, TETI, 2013). Taking this as a reference, the empirical exercise was carried out from the profile of the researcher on Facebook for a month was observed on based on the selection of some internal and external variables about platform. The following reading exposes the data observed in this analysis that point to an economy based on the circulation of segmented contents based on the actions of the user, in which the user's action deals of algorithm transactions that reverberate is not that it is not News Feed and so the user also carries out their translations in a network that is made and remade in a constant way.
Palavras-chave: Algoritmo
Economia
Teoria ator-rede
Cartografia
Facebook
Algorithm
Economy
Theory actor-network
Cartography
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação (FIC)
Citação: MOURA, C. Associações sociotécnicas: mediações algorítmicas e a economia das ações no Facebook. 2018. 162 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8427
Data de defesa: 2-Abr-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (FIC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Carolina Silva de Moura - 2018.pdf5,2 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons