Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8439
Tipo do documento: Dissertação
Título: "Verdades secretas” no Twitter: hashtags e memória coletiva acerca da narrativa ficcional na Internet
Título(s) alternativo(s): “Verdades secretas” in Twitter: hashtags and collective memory of fictional serial narrative on the Internet
Autor: Conceição, Juara Castro da
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/3300409466901582
Primeiro orientador: Borges, Rosana Maria Ribeiro
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/8386191325702205
Primeiro membro da banca: Borges, Rosana Maria Ribeiro
Segundo membro da banca: Santos, Alexandre Tadeu dos
Terceiro membro da banca: Silva, Valéria Cristina Pereira da
Resumo: A pesquisa aqui exposta trata-se de um estudo analítico acerca da memória coletiva da narrativa seriada ficcional na Internet. Consiste em, a partir de um Estudo de Caso e de uma Netnografia, compreender como a hashtag “Verdades Secretas” traz à tona traços de memória coletiva entre os usuários do Twitter no período de exibição da telenovela e um ano após o seu último capítulo. A partir de uma análise qualitativa do objeto empírico, que é a telenovela “Verdades Secretas” (Rede Globo de Televisão, 2015), a hashtag “#VerdadesSecretas” foi coletada no Twitter e teve suas postagens documentadas e analisadas. Diante disso, buscou-se entender como os tweets encontrados interagem para a formação da memória individual e coletiva dos consumidores datelenovela “Verdades Secretas”, que utilizam o Twitter para complementar sua experiência midiática. Especificamente, debruçou-se sobre a análise dos comportamentos digitais que constituem as memórias a partir do fortalecimento da cultura participativa. Para tal análise, retomou-se as matrizes fundamentais da telenovela com Jesus Martín-Barbero (2015) e seus referenciais: Benjamin (1985) e Bakhtin (1981). Com Stam (2000) refletiu-se acerca do popular no contexto do audiovisual brasileiro e Arlindo Machado (2000) contribuiu no que diz respeito a dinâmica da TV brasileira. Com Jesus Martín-Barbero (2015) e Canclini (2006), buscou-se compreender as faces do consumo na contemporaneidade. Com Pallotini (2012) e Fechine (2011) abordou-se a dramaturgia no âmbito brasileiro. Para balizar as discussões acerca da Internet, convocou-se Castells (1999), Jenkins (2008) e Lúcia Santaella (2010). Em conversa com os demais referenciais teóricos, Pierre Nora (1993), Maurice Halbwachs (2003) e Huyssen (2014) trazem para pesquisa suas reflexões acerca da memória e seus lugares. A pesquisa de abordagem qualitativa utilizou o Estudo de Caso e a Netnografia como métodos de investigação, análise e sistematização dos dados. O uso dos métodos plurais se deu pela problematização do objeto que encontra-se na trincheira entre o analógico e o digital. As conclusões apontam um cenário onde a interação e a propagação de conteúdo no Twitter apontam caminhos para pensar uma memória do presente na Internet, que mantém seu caráter documental e demonstra a emergência de novas dinâmicas de consumo midiático.
Abstract: The research presented here is an analytical study about the collective memory of fictional serial narrative on the Internet. It consists in understanding, from a case study and a netnography, how the hashtag "Verdades Secretas" brings to the surface features of collective memory between Twitter users during the telenovela's run and one year after its final chapter. From a qualitative analysis of the empirical object, which is the telenovela "Verdades Secretas” on Twitter and had its posts documented and analyzed. Thus, we sought to understand how the tweets that were found interact to form the individual and collective memory of the viewers of the telenovela "Verdades Secretas", which use Twitter to complement their media experience. Specifically, it focused on the analysis of the digital behaviors that constitute the memories from the strengthening of the participatory culture. For this analysis, the fundamental matrices of the telenovela with Jesus Martín-Barbero (2015) and its references: Benjamin (1985) and Bakhtin (1981). With Stam (2000) it was reflected on the popular in the context of the Brazilian audiovisual and Arlindo Machado (2000) contributed with regard to the dynamics of Brazilian TV. With Jesus Martín-Barbero (2015) and Canclini (2006), we sought to understand the faces of consumption in contemporary times. With Pallotini (2012) and Fechine (2011) the dramaturgy in the Brazilian scope was approached. To mark the discussions about the Internet, Castells (1999), Jenkins (2008) and Lúcia Santaella (2010) were convened. In conversation with the other theoretical references, Pierre Nora (1993), Maurice Halbwachs (2003) and Huyssen (2014) bring to research their reflections about memory and its places. The research of qualitative approach used both the case study and netnography as methods of investigation, analysis and systematization of the data. The use of a combination of methods was due to the problematization of the object that is in the process of changing from the analog and the digital. signal The conclusions point to a scenario where the interaction and the propagation of content on Twitter indicate ways to think of a memory of the present on the Internet, which maintains its documentary character and demonstrates the emergence of new dynamics of media consumption.
Palavras-chave: Consumo
Memória
Telenovela
Redes sociais
Televisão consumption
Memory
Social networks
Telenovela
Television
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação (FIC)
Citação: CONCEIÇÃO, J. C. "Verdades secretas” no Twitter: hashtags e memória coletiva acerca da narrativa ficcional na Internet. 2018. 162 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8439
Data de defesa: 2-Abr-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (FIC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Juara Castro da Conceição - 2018.pdf3,45 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons