Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8478
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Um conúbio intrigante na construção de um herói romântico: os caminhos da produção das Mémoires de Garibaldi (1860), de Alexandre Dumas |
Título(s) alternativo(s): | An intriguing union in the construction of a romantic hero: The ways of the production of the Mémoires de Garibaldi (1860), by Alexandre Dumas |
Autor: | Nogueira, Isabella |
Currículo Lattes do Autor: | http://lattes.cnpq.br/3412909210231285 |
Primeiro orientador: | Campos, Raquel Machado Gonçalves |
Currículo Lattes do primeiro orientador: | http://lattes.cnpq.br/2245138184521600 |
Primeiro membro da banca: | Bittencourt, Libertad Borges |
Segundo membro da banca: | Schapochnik, Nelson |
Terceiro membro da banca: | Soares, Ana Lorym |
Quarto membro da banca: | Fredrigo, Fabiana de Souza |
Resumo: | Esta dissertação tem por objetivo investigar a produção da obra Mémoires de Garibaldi, publicada na cidade de Paris por Alexandre Dumas, em 1860. Segundo o literato, após ter tido acesso ao manuscrito de Garibaldi, seu objetivo foi o de comentar e publicar tais páginas. Trabalhando com a hipótese de que Dumas esteve mais presente na obra do que efetivamente disse e que viu no personagem o herói romântico, decidiu-se desenvolver a problemática da produção em dois capítulos. O primeiro apresenta a relação entre os dois personagens e nele percebe-se que Dumas foi à procura de Garibaldi com o interesse de publicar suas memórias após uma crise financeira passada pelo literato e a repercussão dos feitos do general. Apesar disso, ele viu em Garibaldi um homem acima dos outros, o que o levou a querer ficar ao seu lado durante quatro anos. Garibaldi era já um personagem conhecido e exaltado por suas ações heroicas, mas foi o escritor quem lhe deu mais visibilidade. No segundo capítulo, procurou-se pensar a problemática da produção entre a textualidade e a materialidade da obra, apresentando o que está escrito e seu cenário. Ainda, chegou-se a observar que as memórias de 1860 aproximam-se das técnicas narrativas de Dumas. Isso foi possível devido ao estudo das memórias de Garibaldi publicadas em 1859, em Nova Iorque, por Theodore Dwight, e pela edição de 1888, lançada pela editora Bàrbera. Apesar da semelhança entre essas edições, a de Dumas, com suas diferenças foi a que obteve mais repercussão. Como notamos, foram inúmeras as traduções e reedições. |
Abstract: | This dissertation aims to investigate the production of the book Mémoires de Garibaldi, published in Paris by Alexandre Dumas, in 1860. According to the writer, after having had access to Garibaldi's manuscript, his objective was to comment and publish such pages. Working with the hypothesis that Dumas was more present in the book than he actually said and Dumas saw in the character the romantic hero. So it was been decided to develop the problematic of production in two chapters. The first one presents the relation between the two personages and in him it is perceived that Dumas went in search of Garibaldi with the interest to publish his memories after a financial crisis passed by the literate and the repercussion of the done of the general. In spite of this, he saw in Garibaldi one man above the others, which led him to want to be with him for four years. Garibaldi was already a character known and exalted for his heroic deeds, but it was the writer who gave him more visibility. In the second chapter, it was been tried to think the problematic of the production between the textuality and the materiality of the work, presenting what is written and its scenery. Still, it came to be observed that the memories of 1860 approach the narrative techniques of Dumas. This was possible through the study of Garibaldi's memoirs published in 1859 in New York by Theodore Dwight and the 1888 edition published by Bàrbera. Despite the similarity between these editions and that of Dumas, with their differences, the one had more repercussion. We will notice that there have been many translations and re-editions. |
Palavras-chave: | Giuseppe Garibaldi Alexandre Dumas Biografia e autobiografia Romantismo Memórias Giuseppe Garibaldi Alexandre Dumas Biography and autobiography Romanticism Memoirs |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Goiás |
Sigla da instituição: | UFG |
Departamento: | Faculdade de História - FH (RG) |
Programa: | Programa de Pós-graduação em História (FH) |
Citação: | NOGUEIRA, Isabella. Um conúbio intrigante na construção de um herói romântico: os caminhos da produção das Mémoires de Garibaldi (1860), de Alexandre Dumas. 2018. 138 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8478 |
Data de defesa: | 4-Mai-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História (FH) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Isabella Nogueira - 2018.pdf | 2,01 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons