Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8520
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalhaes, Wesley Luis-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8551744146787993eng
dc.contributor.advisor1Souza, Agostinho Potenciano de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2081738892561567eng
dc.contributor.referee1Souza, Agostinho Potenciano de-
dc.contributor.referee2Burgarelli, Cristóvão Giovani-
dc.contributor.referee3Murata, Elza Kioko Nakayama Nenoki-
dc.date.accessioned2018-05-28T11:39:05Z-
dc.date.issued2009-10-08-
dc.identifier.citationCARVALHAES, Wesley Luis. Textos de apresentação em livros didáticos de português: processos de objetivação do sujeito aluno. 2009. 141 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2009.eng
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8520-
dc.description.resumoEste trabalho objetiva fazer uma abordagem discursiva do livro didático de português (LDP), tomando como objeto de estudo os textos de apresentação, tratando-os como processos de objetivação do sujeito aluno com base nos dispositivos teóricos e analíticos da Análise do Discurso. A pesquisa vincula-se ao curso de mestrado do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás, e abrange textos de apresentação de LDP de quatro momentos: anos anteriores a 1980; década de 1980; década de 1990 e anos entre 2000 e 2006. Dos LDP selecionados, nem todos trazem textos de apresentação e essa ausência também revela um discurso que configura o sujeito aluno. O estudo traça um esboço histórico da constituição da AD como uma disciplina própria dos estudos da linguagem; faz um inventário da historicidade do livro didático, particularmente do LDP, e situa os textos de apresentação como gênero discursivo; analisa os textos de apresentação, à luz de teorias discursivas e identifica a forma-sujeito aluno constituída nos e pelos textos analisados. Os textos de apresentação dos LDP analisados foram escritos de modos diversos, pois os discursos, as formações discursivas e as formações imaginárias, em razão das relações sócio-históricas, transformaram-se. Como consequência desse movimento, metamorfoseouse a imagem de aluno presente em cada um dos textos de apresentação analisados. Há, portanto, uma alteração dos discursos que condicionam a elaboração do material didático. Essa transformação discursiva é materializada nos textos de apresentação os quais evidenciam, em cada período abordado, uma noção de língua e de ensino de português, bem como uma imagem do aluno objetivado pelo LDP. A análise desses discursos nos possibilita um desenho diacrônico: de língua como conjunto abstrato de regras e instrumento de comunicação a língua como meio de interação social; de ensino como reprodução de modelos linguísticos supervisionada pelo professor a ensino como atividade significativa; e de aluno como reprodutor e receptáculo de informações a aluno protagonista do processo de construção do conhecimento. Os textos de apresentação mostram uma noção de língua e ensino e configuram uma imagem do aluno. É necessário, no entanto, assumir uma posição crítica em relação à variação do modo de o LDP ver o aluno, entendendo que essa imagem aproxima-se tanto de formações discursivas próprias do contexto escolar, quanto de outras como aquelas ligadas ao campo do comércio editorial e dos negócios. O desenvolvimento desta pesquisa insere-se no âmbito das contribuições a respeito da prática escolar, notadamente ao ensino de língua portuguesa, tratando o material didático como um elemento condicionante e determinante dessa prática, especialmente no que se relaciona à configuração de uma subjetividade: o aluno.eng
dc.description.abstractThe purpose of this work is to discuss the Portuguese textbook (LDP – Livro Didático de Português) using their introductory texts as references. These texts are viewed as processes for reaching the student-subject and are based upon theoretical and analytical principles of the Discourse Analysis (AD – Análise do Discurso). This research is part of the requirements for the Master’s Degree program at the Federal University of Goiás Language and Linguistics School. It covers the introductory texts in four distinct moments: 1) before 1980; 2) the 1980’s; 3) the 1990’s, and 4) from 2000 to 2006. Not all of the selected textbooks incorporate introductory texts, what reveals a discourse that confirms the student-subject. This study historically depicts the Discourse Analysis as a field of expertise connected to the language studies. It makes a historical survey of the textbooks in general, especially the LDP, analyzing the introductory texts under the lights of the discourse theories, identifying the student subject-form presented in, and by, the investigated texts. The introductory texts were written in diverse ways, since the discourses, the discourse formations, and the imaginary formations modified themselves due to social-historical relations. As a consequence of this movement, the figure of the student was subject to a metamorphosis through each text. Therefore, changes in the discourses become guidelines to the. These transformations in the discourse are materialized by the introductory texts, bringing up LDP concepts such as the profile of the student, and the language and Portuguese teaching in each period. These text analysis allow for multi-angled results: 1) language as an abstract set of rules and as an instrument of communication; 2) language as a way of social interaction, 3) language viewed as from being a reproduction of linguistic models, supervised by the teacher, to a significant activity; 4) the student faced as from both a source and receptacle for information, to acting protagonist of the process for the construction of knowledge. The introductory texts show a notion of language and language teaching, and delineate an image of the student. However, it is necessary to assume a critical view regarding the manner the LDP sees the student, accepting that these images are close either to discourse formations common to the school environment or to the world of editorial business. This research contributes to the area of school practice, especially the teaching of Portuguese, approaching the textbooks as both conditioning and determining elements, especially regarding the configuration of quite a subjective element: the student.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2018-05-28T11:10:02Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Wesley Luis Carvalhaes - 2009.pdf: 16510526 bytes, checksum: 395d74c02a1dfcca64aee18937eb01f3 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2018-05-28T11:39:05Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Wesley Luis Carvalhaes - 2009.pdf: 16510526 bytes, checksum: 395d74c02a1dfcca64aee18937eb01f3 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-28T11:39:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Wesley Luis Carvalhaes - 2009.pdf: 16510526 bytes, checksum: 395d74c02a1dfcca64aee18937eb01f3 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2009-10-08eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal de Goiáseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Letras - FL (RG)eng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFGeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras e Linguística (FL)eng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectLivro didático de portuguêspor
dc.subjectTextos de apresentaçãopor
dc.subjectAnálise do discursopor
dc.subjectProcessos de objetivação do sujeitopor
dc.subjectSujeito alunopor
dc.subjectPortuguese textbookseng
dc.subjectIntroductory textseng
dc.subjectDiscourse analysiseng
dc.subjectProcesses for reaching the subjecteng
dc.subjectStudent-subjecteng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAeng
dc.titleTextos de apresentação em livros didáticos de português: processos de objetivação do sujeito alunoeng
dc.title.alternativePresentation texts in portuguese textbooks: processes of objectification of the student-subjecteng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras e Linguística (FL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Wesley Luis Carvalhaes - 2009.pdf16,12 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons