Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8781
Tipo do documento: Dissertação
Título: A construção do capital social coletivo a partir do engajamento cívico e a confiança dos empreendedores: uma análise em regiões com elevados índices de pobreza
Autor: Uchôa, Mariana Torres
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/6675849140430076
Primeiro orientador: Borges Júnior, Cândido Vieira
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/4803860037213326
Primeiro membro da banca: Borges Júnior, Cândido Vieira
Segundo membro da banca: Coelho, Ricardo Limongi França
Terceiro membro da banca: Vale, Gláucia Maria Vasconcellos
Resumo: A pobreza afeta cerca de 41% da população total da África e um possível mecanismo de redução desse índice é o capital social, formado, entre outros, pelo nível de confiança institucional e pelo engajamento cívico. Um dos possíveis atores que podem construir esse capital social são os empreendedores. Nesse contexto essa pesquisa teve como objetivo avaliar a influência do engajamento cívico formado pelo engajamento comunitário e político dos empreendedores em seu nível de confiança institucional. Para cumprir com o objetivo, foi utilizado a base de dados Afrobarômetro, constituída a partir de dados de 34 países africanos. E como método foi realizada a análise de regressão múltipla. Os resultados mostraram que tanto o engajamento político quanto o comunitário dos empreendedores influenciam em sua confiança institucional; que o grupo dos empreendedores contribuem mais para a construção da confiança institucional por meio do engajamento civíco do que o grupo dos não empreendedores; assim como os empreendedores por oportunidade que também contribuem mais do que os empreendedores por necessidade.
Abstract: Poverty affects about 41% of Africa´s total population and a promising method to reduce such low index is social capital. Social Capital can be measured by the level of institutional confidence and civic engagement, and entrepreneurs are direct contributors to ramp it up within society. Thus, the purpose of this research is to evaluate the influence of entrepreneurs civic engagement in their level of institutional confidence. To support the research´s purpose, the Afrobarometer database from 34 countries and multiple regression analysis has been used. The results show that entrepreneurs´ political and social engagement influence in their institutional confidence; entrepreneurs contribute more to building institutional confidence through civic engagement than non-entrepreneurs; lastly, entrepreneurs out of opportunity contribute more than entrepreneurs out of necessity.
Palavras-chave: Empreendedor
Empreendedorismo
Capital social
Engajamento comunitário
Engajamento político
Confiança institucional
Afrobarômetro
Entrepreneur
Entrepreneurship
Social capital
Community engagement
Political engagement
Institutional trust
Afrobarometer
Área(s) do CNPq: ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas - FACE (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Administração (FACE)
Citação: UCHOA, M. T. A construção do capital social coletivo a partir do engajamento cívico e a confiança dos empreendedores: uma análise em regiões com elevados índices de pobreza. 2018. 70 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8781
Data de defesa: 3-Mai-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração (FACE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Mariana Torres Uchôa - 2018.pdf7,34 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons