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dc.creatorBarbosa, Valquíria Vicente da Cunha-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6325898185729575eng
dc.contributor.advisor1Pereira, Edsaura Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8820722314388248eng
dc.contributor.advisor-co1Silva, Ana Elisa Bauer de Camargo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8388407861788466eng
dc.contributor.referee1Pereira, Edsaura Maria-
dc.contributor.referee2Souza, Marta Rovery de-
dc.contributor.referee3Alves, Sergiane Bisnoto-
dc.date.accessioned2018-08-16T14:10:11Z-
dc.date.issued2018-07-04-
dc.identifier.citationBARBOSA, Valquíria Vicente da Cunha. As potencialidades e fragilidades do processo de acreditação hospitalar na perspectiva dos enfermeiros. 2018. 144 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.eng
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8804-
dc.description.resumoOs estabelecimentos de saúde têm procurado o alcance de melhorias em seus serviços, por meio da gestão da qualidade, objetivando uma assistência mais segura aos pacientes. Nesse contexto, o processo de acreditação surge como um método de avaliação de recursos desses estabelecimentos, visando garantir a qualidade da assistência por meio de padrões pré estabelecidos. Objetivou-se com essa pesquisa analisar a percepção dos enfermeiros sobre o processo de acreditação em hospitais públicos de um estado da região Centro Oeste do país, verificar o significado desse processo para os enfermeiros e identificar as potencialidades e fragilidades advindas desse processo sob a ótica dos enfermeiros. Para tanto foi realizada uma pesquisa descritiva, exploratória de abordagem qualitativa, sendo os dados coletados por meio de grupos focais, em março de 2018, com enfermeiros de dois hospitais públicos acreditados pela Organização Nacional de Acreditação (níveis I e III). Utilizou- se o método de análise de conteúdo segundo Bardin contemplando as seguintes etapas: pré análise, exploração do material e tratamento e interpretação dos resultados obtidos. Foram apreendidas as seguintes categorias, com suas respectivas subcategorias: significado do processo de acreditação – premissas, organização e ferramentas desse processo; potencialidades do processo de acreditação – vantagens do processo para o profissional, instituição e paciente; fragilidades do processo de acreditação – impacto negativo para o profissional, para instituição e conhecimento deficiente sobre esse processo. Identificou-se que os enfermeiros possuíam conhecimento acerca do processo de acreditação; que as potencialidades mais destacadas foram desenvolvimento profissional, melhoria contínua e segurança para o profissional e paciente; e que as fragilidades mais mencionadas foram aumento de carga de trabalho, falta de inserção dos profissionais no processo, aumento da burocracia e diminuição da qualidade na assistência ao paciente em virtude desse próprio processo. Outro achado importante foi que, apesar dos participantes afirmarem, por várias vezes, que o processo de acreditação visa oferecer mais segurança aos pacientes, foram pontuadas mais vantagens para os profissionais e instituição do que para os próprios pacientes. Conclui-se que as potencialidades apreendidas foram mais destacadas que as fragilidades, evidenciando que o processo de acreditação oferece mais benefícios ao setor saúde, do que malefícios.eng
dc.description.abstractHealth facilities have sought to achieve improvements in their services through quality management, aiming at safer patient care. In this context, the accreditation process emerges as a method to evaluate the resources of these establishments, aiming to guarantee the quality of the assistance through pre- established standards. The objective of this research was to analyze nurses' perceptions about the accreditation process in public hospitals of a state in the Midwest region of the country, to verify the meaning of this process for nurses and to identify the potentialities and fragilities arising from this process from the perspective of the nurses. A descriptive, exploratory qualitative approach was carried out. Data were collected through focal groups in March 2018, with nurses from two public hospitals accredited by the National Accreditation Organization (levels I and III). The Bardin content analysis method was used, considering the following steps: pre-analysis, material exploration and treatment and interpretation of results. The following categories were apprehended, with their respective subcategories: meaning of the accreditation process - premises, organization and tools of this process; potentialities of the accreditation process - advantages of the process for the professional, institution and patient; weaknesses of the accreditation process - negative impact on the professional, for institution and deficient knowledge about this process. It was identified that the nurses had knowledge about the accreditation process; that the most outstanding potentialities were professional development, continuous improvement and safety for the patient and professional; and that the most mentioned weaknesses were an increase in the workload, a lack of professionals' insertion in the process, an increase in bureaucracy and a decrease in the quality of patient care due to this process itself. Another important finding was that, although the participants affirmed, on several occasions, that the accreditation process aims to offer patients more safety, more advantages were scored for the professionals and institution than for the patients themselves. It is concluded that the potentialities seized were more prominent than fragilities, evidencing that the accreditation process offers more benefits to the health sector, than harm.eng
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dc.description.provenanceRejected by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com), reason: Essa dissertação é Saúde Coletiva on 2018-08-16T11:27:42Z (GMT)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal de Goiáseng
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-graduação (PRPG)eng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFGeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PRPG)eng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAcreditaçãopor
dc.subjectEnfermeirospor
dc.subjectQualidade em serviços de saúdepor
dc.subjectSegurança do pacientepor
dc.subjectAccreditationeng
dc.subjectNurseseng
dc.subjectQuality in health serviceseng
dc.subjectPatient safetyeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVAeng
dc.titleAs potencialidades e fragilidades do processo de acreditação hospitalar na perspectiva dos enfermeiroseng
dc.title.alternativeThe potentialities and fragilities of the hospital accreditation process in nurses perspectiveeng
dc.typeDissertaçãoeng
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