Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8858
Tipo do documento: Dissertação
Título: Redes sociotécnicas na docência e na pesquisa em ensino de Ciências e Tecnologia: tecendo controvérsias a partir de uma sequência didática sobre eletricidade no ensino médio
Título(s) alternativo(s): Sociotechnical networks in teaching and Science and Technology teaching research: weaving controversies from a didactic sequence about electricity in a high school
Autor: Justiniano, Gabriel Bernardes
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/2321111571216449
Primeiro orientador: Genovese, Luiz Gonzaga Roversi
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/6558932652149049
Primeiro membro da banca: Genovese, Luiz Gonzaga Roversi
Segundo membro da banca: Alves, João Amadeus Pereira
Terceiro membro da banca: Genovese, Cinthia Letícia de Carvalho Roversi
Resumo: Este trabalho se apropria da Teoria do Ator-Rede como referencial teórico e metodológico para elaborar uma Sequência Didática em que alunos do Ensino Médio possam explorar controvérsias em torno de artefatos tecnocientíficos. A partir dos princípios de simetria generalizada e reflexividade, expandimos nosso entendimento do corpo teórico para refletir sobre a Sequência Didática construída como uma rede de atores humanos e não humanos em constante disputa de interesses. Dessa forma, o objetivo geral do trabalho foi identificar quais os nós que prendem as redes construídas umas às outras. Entre os atores identificados nesta construção destacamos os autores da Sequência Didática (pós-graduando formador, professor formador do campo universitário e professor formador do campo escolar), os alunos formadores do Ensino Médio que se envolveram nas atividades, o referencial teórico adotado e os estudos das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Cabe ressaltar que cada um destes atores se associam a outros tantos em uma rede heterogênea e em constante movimento. Em cada capítulo cartografamos os atores-redes que traduzem esta tentativa de convergir interesses e valores do pós-graduando formador, da Teoria do Ator-Rede, da Pesquisa em Ensino de Ciências e da Escola. Por fim, indicamos alguns embates percebidos no processo, assim como enfrentamentos que, apesar de estarem borbulhando, passam despercebidos por alguns dos atores presentes.
Abstract: This work appropriates the Actor-Network Theory as a theoretical and methodological reference to elaborate a Didactic Sequence in which students of the Secondary School can explore controversies around techno-scientific artifacts. From the principles of generalized symmetry and reflexivity, we expanded our understanding of the theoretical body to reflect on the Didactic Sequence constructed as a network of human and non-human actors in constant interest dispute. Thus, the overall objective of the work was to identify which nodes hold the networks built to each other. Among the actors identified in this construction, we highlight the authors of the Didactic Sequence (researcher, teacher of the university field and teacher of the school field), the high school students who became involved in the activities, the theoretical reference adopted and the studies of the relations between Science, Technology and Society. It should be noted that each of these actors associate with others in a heterogeneous network and in constant movement. In each chapter we map the actorsnetworks that translate this attempt to converge interests and values of the researcher, Actor-Network Theory, Research in Science Teaching and School. Finally, we indicate some of the clashes perceived in the process, as well as fight that, although they are bubbling, go unnoticed by some of the actors present.
Palavras-chave: Ciência-tecnologia-sociedade
Teoria do ator-rede
Controvérsias
Tecnociência
Sequência didática
Science-technology-society technoscience
Actor-network theory
Controversies
Didatic sequence
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-graduação (PRPG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PRPG)
Citação: JUSTINIANO, G. B. Redes sociotécnicas na docência e na pesquisa em ensino de Ciências e Tecnologia: tecendo controvérsias a partir de uma sequência didática sobre eletricidade no ensino médio. 2018. 202 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8858
Data de defesa: 7-Ago-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação em Ciências e Matemática (PRPG)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Gabriel Bernardes Justiniano - 2018.pdf74,39 MBAdobe PDFThumbnail
Baixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons