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Tipo do documento: Dissertação
Título: Abordagem da gramática nos livros didáticos de língua portuguesa: os parâmetros curriculares nacionais promoveram mudanças?
Título(s) alternativo(s): Grammatical approach in textbooks in portuguese: did the national curricular parameters promote changes?
Autor: Nascimento, Iscarlety Matias do
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/0538428502237317
Primeiro orientador: Fernandes, Eliane Marquez da Fonseca
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/6909779518031618
Primeiro membro da banca: Fernandes, Eliane Marquez da Fonseca
Segundo membro da banca: Silva, Leosmar Aparecido da
Terceiro membro da banca: Botelho, Laura Silveira
Resumo: O trabalho intitulado Abordagem da gramática nos livros didáticos de Língua Portuguesa: Os Parâmetros Curriculares Nacionais promoveram mudanças? objetiva discutir sobre a abordagem da gramática nos livros didáticos de língua portuguesa, buscando analisar se os Parâmetros Nacionais Curriculares (1998) são seguidos na proposta de ensino de português nos livros didáticos. Para isso, descrevemos o documento e realizamos uma explanação sobre as orientações dos conteúdos em dois eixos: uso e reflexão. Destacamos dessa organização, a prática de análise linguística e suas atividades discursivas. Dessa forma, o principal interesse deste estudo é verificar se as propostas dos PCNs são seguidas, promovendo, assim, mudanças em um ensino prescritivo de língua. Para realizarmos essa verificação, direcionamos nossas análises a partir de dois livros didáticos, sendo um deles de 1975, Comunicação, expressão e criatividade em português, um material anterior ao documento, que serve como comparativo em relação ao outro, posterior aos PCNs. Português Linguagens dos anos de 1998 e 2014 é nosso segundo livro de análise. Ele é resenhado no Programa Nacional do Livro Didático e é o mais distribuído nas escolas públicas brasileiras. Ainda, consideramos para a análise, entender que os livros de português são gêneros discursivos. Para defendermos essa visão discursiva, partimos da teoria de Bakhtin e seu círculo. Desse modo, assumimos a perspectiva dialógica e discursiva dos pressupostos bakhtinianos, destacando alguns conceitos, dentre eles: enunciado, forças centrípeta e centrífuga, discurso e gênero. O livro é descrito como gênero do discurso. Além disso, também assumimos que o livro é um suporte, com o intuito de explicitar que os textos que adentram os materiais didáticos mudam de função, sendo vistos por meio de uma funcionalidade didática. Discutimos, também, as concepções de língua, linguagem, gramática, texto e ensino assumidas pelos autores dos livros didáticos. Procuramos analisar os livros através de um olhar discursivo, considerando a abordagem documental de uma pesquisa qualitativa. Nossa análise dos documentos se deu por meio de inferências que buscaram refletir sobre a maneira que o ensino de gramática é visto nos livros didáticos de português. Os resultados apresentados nos levam a acreditar que poucas foram as mudanças ocorridas no ensino de gramática após a implementação dos PCNs, prevalecendo, ainda, um estudo tradicional em detrimento de uma análise reflexiva da língua em uso.
Abstract: The study entitled Abordagem da gramática nos livros didáticos de Língua Portuguesa: Os Parâmetros Curriculares Nacionais promoveram mudanças? (Grammatical approach in textbooks in Portuguese: Did the National Curricular Parameters promote changes?) aims to discuss grammar teaching in Portuguese language textbooks, seeking to analyze whether the National Curricular Parameters (1998) are followed in the proposal of teaching Portuguese in textbooks. To do this, we describe the document and perform an explanation about the orientation of contents in two axes: use and reflection. We highlight this organization, the practice of linguistic analysis and its discursive activities. Thus, the main interest of this study is to verify if the proposals of the PCNs are followed, thus promoting changes in a prescriptive language teaching. n order to carry out this verification, we directed our analyzes from two textbooks, one of them from1975, a material prior to the document, and the others subsequent to the PCNs and reviewed in the National Textbook Program of 2014. We consider for the analysis, to understand that Portuguese books are discursive genres. To defend this discursive view, we start with Bakhtin's theory and its circle. In addition, we also assume that the book is a support, with the intention of explaining that the texts that enter the didactic materials change of function, being seen through a didactic functionality. We also discuss the conceptions of language, language, grammar, text and teaching assumed by the authors of the textbooks. We try to analyze the books through a discursive look, considering the documentary approach of a qualitative research. Our analysis of the documents was by means of inferences that sought to reflect on the way in which the teaching of grammar is seen in the textbooks of Portuguese. The results presented lead us to believe that there were few changes in grammar teaching after the implementation of PCNs, and a traditional study prevails to the detriment of a reflexive analysis of the language in use.
Palavras-chave: Análise linguística
Ensino-aprendizagem
Discurso
PCNs
Livro didático
Linguistic analysis
Teaching-learning
Discourse
PCNs
Didatic books
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Letras - FL (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (FL)
Citação: NASCIMENTO, I. M. Abordagem da gramática nos livros didáticos de língua portuguesa: os parâmetros curriculares nacionais promoveram mudanças? 2018. 142 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9006
Data de defesa: 26-Set-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras e Linguística (FL)

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