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http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9015
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Sujeito, linguagem e transmissão: perspectivas para o ensino de libras/português escrito na educação básica bilíngue |
Título(s) alternativo(s): | Subject, language and transmission: perspectives for the teaching of libras (brasilian sign language) /written portuguese in bilingual basic education |
Autor: | Silva, Patrícia Maria Jesus da |
Currículo Lattes do Autor: | http://lattes.cnpq.br/0054299558427594 |
Primeiro orientador: | Mesquita, Deise Nanci de Castro |
Currículo Lattes do primeiro orientador: | http://lattes.cnpq.br/4043217912376564 |
Primeiro coorientador: | Freire, Silvana Matias |
Currículo Lattes do primeiro coorientador: | http://lattes.cnpq.br/7161275903576726 |
Primeiro membro da banca: | Mesquita, Deise Nanci de Castro |
Segundo membro da banca: | Freire, Silvana Matias |
Terceiro membro da banca: | Lima, Lucielena Mendonça de |
Quarto membro da banca: | Silva Neta, Segismunda Sampaio da |
Resumo: | Esta pesquisa é fruto de estudos e discussões desenvolvidos durante vinte encontros realizados no Grupo de Trabalho (GT) intitulado Ensino Discursivo de Libras/ Português Escrito. O objetivo central foi reunir professores e intérpretes de Libras interessados em revisitar suas práticas e pensar possibilidades didático-metodológicas que culminassem na elaboração de atividades de leitura e escrita para alunos com surdez, em escolas bilíngues de Educação Básica. Durante o GT, as maiores inquietações das participantes estavam relacionadas à realidade dos surdos nas salas de aula de escolas regulares. Segundo afirmavam, seus alunos não conseguiam aprender os conteúdos das disciplinas e não apresentavam o registro da Língua Portuguesa, aparentemente, por não terem uma aquisição em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os dados advindos desses encontros foram analisados e problematizados a partir de conceitos psicanalíticos (FREUD, 2007; LACAN, 1998), bem como à luz do dialogismo, em Bakhtin (1997). Em resposta à questão sobre o que é preciso saber para ensinar Libras/Português escrito na escola bilíngue de Educação Básica, os estudos aqui desenvolvidos apontaram para o fato de que surdos e ouvintes são sujeitos singulares. Portanto, a efetividade da transmissão não pode ser garantida por suposta escolha adequada de materiais e/ou métodos de ensino. |
Abstract: | This research is the result of studies and discussions developed during twenty meetings held in the GT (Working Group) titled Ensino Discursivo de Libras/Português escrito na Educação Básica Discursive (Teaching of Libras/Written Portuguese). The main goal was to bring together teachers and interpreters of Libras interested in revisiting their practices and thinking about didactic-methodological possibilities that culminated in the elaboration of reading and writing activities for deaf students in bilingual schools of Basic Education. During the Working Group, the participants' greatest concerns were about the reality of the deaf in classrooms in regular schools, because they said their students could not learn the contents of the subjects and did not present the Portuguese language record, apparently, for not having an acquisition in Brazilian Sign Language (Libras). The data derived from these meetings were analyzed and problematized from psychoanalytical concepts (Freud, 2007; Lacan, 1998), as well as in the light of dialogism, in Bakhtin (1997). In response to the question about what is necessary to know to teach Libras / Written Portuguese in the bilingual school of Basic Education, the studies developed here pointed out to the fact that deaf and hearing are singular subjects and that, therefore, the effectiveness of the transmission can not be guaranteed by a supposedly adequate choice of materials and / or teaching methods. |
Palavras-chave: | Educação básica Ensino/transmissão Libras e português escrito Basic education Teaching/transmission Libras and written portuguese |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Goiás |
Sigla da instituição: | UFG |
Departamento: | Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação - CEPAE (RG) |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica (CEPAE) |
Citação: | SILVA, P. M. J. Sujeito, linguagem e transmissão: perspectivas para o ensino de libras/português escrito na educação básica bilíngue. 2018. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9015 |
Data de defesa: | 3-Out-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica (CEPAE) |
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