Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9032
Tipo do documento: Dissertação
Título: Cidadania como diálogo: as dimensões públicas e comunitária da comunicação no programa de regularização fundiária plena do Jardim Curitiba em Goiânia
Título(s) alternativo(s): Citizenship as a dialogue: the public and community dimensions of the communication in the program of fundary regularization of the Garden Curitiba in Goiânia
Autor: Pereira, Luciano Alves
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/6928406314170849
Primeiro orientador: Freitas, Luiz Antonio Signates
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/0464596762919932
Primeiro membro da banca: Freitas, Luiz Antônio Signates
Segundo membro da banca: Brandão, Elizabete Pazito
Terceiro membro da banca: Mainieri, Thiago
Resumo: O presente estudo pretende desentranhar o caráter comunicacional na interação da comunicação comunitária utilizada no âmbito da comunicação governamental como campo para a compreensão de um modo de cidadania e como alternativa viável para um modelo de comunicação pública. O que permitirá compreender: qual é o conceito de comunicação próprio para esse tipo de política pública; como o uso da comunicação comunitária pode contribuir para o desenvolvimento de políticas de comunicação governamental, constituindo-se como uma cidadania de direito de expressão e participação; de que forma a positivação das práticas de comunicação comunitárias por meio de normativas ou intervenções constitucionais favorece o exercício da democracia participativa e da liberdade de expressão; os desdobramentos característicos da cidadania que afloraram a partir do envolvimento de uma comunidade com a produção dos conteúdos midiáticos usados em uma política de governo. O estudo é acerca da Comunicação Comunitária no contexto da Comunicação Governamental como fator constitutivo de uma cidadania comunicativa O caminho metodológico da pesquisa inicia-se com a pesquisa bibliográfica a fim de estabelecer uma concepção geral nas confluências das perspectivas da comunicação e da cidadania, a análise documental e a análise de conteúdo. Busca-se dar novos contornos e forma de compreender e explicar os processos de interação, sociabilidade e integralização da cidadania, demonstrando o papel de fundamentabilidade da comunicação na construção de sentidos na sociedade moderna e democrática, ativando a possibilidade de uma autonomia comunicacional da sociedade.
Abstract: The present study intends to uncover the communicative character in the interaction of community communication used in the scope of government communication as a field for the understanding of a way of citizenship and as a viable alternative to a model of public communication. What will allow us to understand: what is the concept of communication proper to this type of public policy; how the use of community communication can contribute to the development of government communication policies, constituting itself as a citizenship of right of expression and participation; how positivization of community communication practices through normative or constitutional interventions favors the exercise of participatory democracy and freedom of expression; the characteristic developments of citizenship that emerged from the involvement of a community with the production of media content used in a government policy. The study is about Community Communication in the context of Government Communication as a constitutive factor of a communicative citizenship The methodological path of research begins with the bibliographical research in order to establish a general conception in the confluences of the perspectives of communication and citizenship, the analysis documentary and content analysis. It seeks to provide new contours and a way of understanding and explaining the processes of interaction, sociability and citizenship, showing the role of communication fundamentals in the construction of meanings in modern and democratic society, activating the possibility of communicational autonomy of society.
Palavras-chave: Comunicação pública
Comunicação comunitária
Comunicação governamental
Cidadania
Public communication
Community communication
Government communication
Citizenship
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação (FIC)
Citação: PEREIRA, Luciano Alves. Cidadania como diálogo: as dimensões públicas e comunitária da comunicação no programa de regularização fundiária plena do Jardim Curitiba em Goiânia. 2018. 281 f. Dissertação (Mestrado em em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9032
Data de defesa: 29-Jun-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (FIC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Luciano Alves Pereira - 2018.pdf4,7 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons