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Tipo do documento: Tese
Título: A participação do diálogo na paideía platônica
Título(s) alternativo(s): The participation of dialog in Platonic paideía
Autor: Bollis, Silvana
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/7853128328185674
Primeiro orientador: Coêlho, Ildeu Moreira
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/4116924347437078
Primeiro membro da banca: Coêlho, Ildeu Moreira
Segundo membro da banca: Guimarães, Ged
Terceiro membro da banca: Ferreira, Evandson Paiva
Quarto membro da banca: Furtado, Rita Márcia Magalhães
Quinto membro da banca: Corbiniano, Simone Alexandre Martins
Resumo: Esta tese, da linha de pesquisa Fundamentos dos Processos Educativos, investiga o diálogo platônico como forma da paideía, παιδεία. Discute a educação à luz do conceito de lógos, λόγος e métheksis, μέθεξις. Busca apreender os conceitos de aretḗ, ἀρετή, e phrónēsis, φρόνησις, na formação do homem virtuoso no Mênon. Demonstra o sentido educativo e mediador de Éros, ἔρος n’O Banquete, diálogo em que Sócrates é o paradigma do verdadeiro mestre. Na discussão do Protágoras, demonstra a centralidade da participação dialética, a distinção da aretḗ, do filósofo, fundada na responsabilidade com a verdade, alḗtheia, ἀλήθεια no embate com os sofistas que defendiam uma educação técnica, visando à boa administração dos negócios particulares e públicos baseada na concepção de nómos, νόμος, lei concebida como convenção, um tipo de saber sociológico. Platão demonstra que todo diálogo com pretensão educativa é uma prâksis, πρᾶξις, essencialmente ético-política.
Abstract: This work, from "Fundamentals of educational processes" research line, investigate the platonic dialog as a form of education, paideía. Discusses education the light of rationale conception, lógos, and participation, métheksis. Seeks apprehend by virtue, aretḗ, and prudent, phrónēsis, in the formation of the virtuous man in Mênon. Demonstrates the educational sense and mediator of love, Éros, in the Symposium, dialog whereby Socrates is the paradigm of the true master. At Protágoras’s discussion demonstrated the centrality of dialectics participation, the distinction of aretḗ, from the philosopher, grounded in the responsibility with the truth, alḗtheia, in the struggle with sophists that defended a technical education, aiming good private and public business administration based on law conception, nómos, conceived as convention, a type of sociological knowledge. Plato demonstrates that every dialog with educational pretension is an action, prâksis, essentially political-ethical.
Palavras-chave: Diálogo
Paideía
Formação
Participação
Aretḗ
Dialog
Paideía
Formation
Participation
Aretḗ
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Educação - FE (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação (FE)
Citação: BOLLIS, Silvana. A participação do diálogo na paideía platônica. 2018. 153 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9290
Data de defesa: 12-Dez-2018
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação (FE)

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