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Tipo do documento: Dissertação
Título: A olimpíada de língua portuguesa escrevendo o futuro como dispositivo de rarefação discursiva na formação docente
Título(s) alternativo(s): The olimpian of portuguese writing the future as a discursive rarefaction device in teacher formation
Autor: Santos, Arminda Maria de Freitas
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/3571005790076284
Primeiro orientador: Costa, Alexandre Ferreira da
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/4184486812934402
Primeiro membro da banca: Costa, Alexandre Ferreira da
Segundo membro da banca: Pinto, Divino José
Terceiro membro da banca: Souza, Agostinho Potenciano de
Resumo: Este projeto tem por objeto a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro e seus efeitos discursivos sobre a formação continuada de professores. A Olimpíada configura uma ação conjunta do Ministério da Educação (MEC), da Fundação Itaú Social (FIS) e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Tem como propósito declarado fortalecer a educação no país, aperfeiçoando as práticas de leitura e escrita dos alunos brasileiros e proporcionando oportunidades de formação para seus professores. Analisam-se tais objetivos com especial atenção aos processos de compreensão responsiva ativa dos docentes, tendo por base seu escopo dialógico. Nesse sentido, busca-se verificar, por meio do exame dos discursos mobilizados pelos docentes envolvidos, como e em que medida as orientações teórico-metodológicas a eles dirigidas interferem em suas concepções de ensino de língua. Tais elementos discursivos e dialógicos serão investigados mediante o estudo do gênero Relato de Prática, produzido pelos professores inscritos na Olimpíada, bem como mediante o exame do referencial teórico indicado na formação e apresentado pelos Cadernos de Orientação para o professor. Tais cadernos também consideram os paradigmas bakhtinianos ao lado da metodologia de sequências didáticas, fundamentada nas reflexões de Schneuwly e Dolz. Trata-se, portanto, de uma pesquisa que constituirá seu corpus pela crítica documental dos gêneros referidos. Entre os princípios teóricos fundamentais dessa investigação encontram-se a arqueologia foucaultiana, a teoria de gêneros bakhtiniana, e a análise de discurso faircloughiana.
Abstract: This project aims at the Portuguese Language Olympiad Writing the Future and its discursive effects on the continuing formation of teachers. The Olympiad is a joint action of the Ministry of Education (MEC), Fundação Itaú Social (FIS) and the Center for Studies and Research in Education, Culture and Community Action (Cenpec). Its declared purpose is to strengthen education in the country, improving the reading and writing practices of Brazilian students and providing training opportunities for its teachers. These objectives are analyzed with special attention to the processes of active responsive understanding of the teachers, based on their dialogic scope. In this sense, it is sought to verify, through the examination of the speeches mobilized by the teachers involved, how and to what extent the theoretical-methodological orientations addressed to them interfere in their conceptions of language teaching. Such discursive and dialogical elements will be investigated through the study of the “report of practice” genre, produced by teachers enrolled in the Olympiad, as well as by examining the theoretical reference indicated in the training and presented by the Guidance Notebooks for the teacher. These notebooks also consider the Bakhtinian paradigms alongside the methodology of didactic sequences, based on the reflections of Schneuwly and Dolz. It is, therefore, a research that will constitute its corpus by the documentary critique of the referred genres. Among the fundamental theoretical principles of this investigation are foucauld archeology, Bakhtinian gender theory, and faircloughian discourse analysis.
Palavras-chave: Olimpíada
Discurso
Formação docente
Olympiad
Discourse
Teacher formation
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Letras - FL (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (FL)
Citação: SANTOS, A. M. F. A olimpíada de língua portuguesa escrevendo o futuro como dispositivo de rarefação discursiva na formação docente. 2019. 90 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9374
Data de defesa: 28-Fev-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras e Linguística (FL)

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