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Tipo do documento: Dissertação
Título: Monteiro Lobato, tia Nastácia e Emília: perspectivas discursivas da função autor
Autor: Raimundo, Ana Luísa Macedo
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/7919454435575738
Primeiro orientador: Fernandes, Eliane Marquez da Fonseca
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/6909779518031618
Primeiro membro da banca: Sousa Filho, Sinval Martins de
Segundo membro da banca: Silva, Célia Sebastiana
Terceiro membro da banca: Fernandes, Eliane Marquez da Fonseca
Resumo: Esta pesquisa apresenta, a partir dos conceitos teóricos da Análise do Discurso de Linha Francesa (AD), um olhar interpretativo sobre a autoria nas obras do Sítio do Picapau Amarelo de Monteiro Lobato. Partimos das concepções de autoria discutidas por Bakhtin (1997), por Foucault (2001), Chartier (2012) e Eco (1986), a fim de compreendermos como se dá a função-autor na figura de Monteiro Lobato, como autor de sua obra infantil, fazendo dessa uma revolução na literatura infanto-juvenil no Brasil. Também buscamos compreender como, no cotexto de suas narrativas, a personagem Tia Nastácia assume a função-autor e cria seus dois textos, os quais também revolucionam os rumos das histórias: Emília e Visconde de Sabugosa. Nessa perspectiva, consideramos tanto a relação do autor, como aquele que constrói, controla, inaugura e se torna responsável pelo discurso (FOUCAULT, 2001), como consideramos a relação autor enquanto princípio criador e produtivo do herói (BAKHTIN, 1997). Apoiados nas considerações sobre os conceitos de texto, enunciado, discurso e sentido, discutidos por Bakhtin (2003; 2014), Foucault (1996; 2001), Gregolin (1995) e Orlandi (2007), pretendemos mostrar, a partir de enunciados da obra infantil de Lobato e de seus personagens, como a função-autor pode ser vista na relação entre Tia Nastácia, Emília e Visconde de Sabugosa e como essa relação reconfigura a imagem da personagem Tia Nastácia na obra de Lobato. Ao final, também apresentamos uma proposta de produção textual com marcas de autoria para os primeiros anos do Ensino Fundamental II, a partir do livro Memórias da Emília (1936).
Abstract: This research presents, from the theoretical concepts of the Discourse Analysis of French Line (AD), an interpretative look on the authorship in the works of the Sítio do Picapau Amarelo of Monteiro Lobato. We start from conceptions of authorship discussed by Bakhtin (1997), by Foucault (2001), Chartier (2012) and Eco (1986), in order to understand how the author-role in the figure of Monteiro Lobato, as author of his work making this a revolution in children's and youth literature in Brazil. We also seek to understand how, in the context of her narratives, the character Tia Nastácia assumes the role-author and creates her two texts, which also revolutionize the direction of the stories: Emília and Visconde de Sabugosa. In this perspective, we consider both the relation of the author and the one who constructs, controls, inaugurates and becomes responsible for the discourse (FOUCAULT, 2001), as we consider the relation author as a creative and productive principle of the hero. Based on the considerations on the concepts of text, utterance, discourse and meaning, discussed by Bakhtin (2003, 2014), Foucault (1996, 2001), Gregolin (1995) and Orlandi (2007), we intend to show, Lobato and his characters, as the role-author can be seen in the relationship between Tia Nastácia, Emília and Visconde de Sabugosa, and how this relationship reconfigures the image of the character Tia Nastácia in the work of Lobato. In the end, we also present a proposal of textual production with marks of authorship for the first years of Elementary School II, from the book Memórias da Emília (1936).
Palavras-chave: Monteiro Lobato
Autoria
Tia Nastácia
Emília
Produção textual
Monteiro Lobato
Authorship
Tia Nastácia
Emília
Text production
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Letras - FL (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (FL)
Citação: RAIMUNDO, A. L. M. Monteiro Lobato, tia Nastácia e Emília: perspectivas discursivas da função autor. 2019. 84 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9398
Data de defesa: 28-Fev-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras e Linguística (FL)

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