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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoreira, Gilmara Roberto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1464969636330725eng
dc.contributor.advisor1Del Bianco, Nélia Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3708240583479831eng
dc.contributor.referee1Del Bianco, Nélia Rodrigues-
dc.contributor.referee2Temer, Ana Carolina Rocha Pessôa-
dc.contributor.referee3Silveira, Ada Cristina Machado-
dc.contributor.referee4Pereira, Pedro Antonio Arraes-
dc.date.accessioned2019-04-04T12:20:01Z-
dc.date.issued2019-02-27-
dc.identifier.citationMOREIRA, G. R. A produção de sentido a partir da recepção de mídia entre agricultores familiares de Itapuranga (GO) e seus reflexos no exercício da cidadania. 2019. 290 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.eng
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9431-
dc.description.resumoEsta pesquisa buscou compreender como se dá a produção de sentidos entre agricultores familiares de Itapuranga (GO) a partir da recepção de mídia e como este processo se relaciona com o exercício da cidadania no campo. O estudo se desprende da análise de um determinado produto de TV, rádio ou internet para investigar os sentidos produzidos pela mídia na vida cotidiana. A agricultura familiar é responsável por um terço das receitas dos estabelecimentos agropecuários brasileiros (IBGE, 2006). Porém, apesar da importância que representa para a economia do país, os agricultores familiares, especialmente os mais pobres do campo, vivem em condição de subvalorização, muitas vezes reforçada pela mídia. Assim a pesquisa se justifica como uma tentativa de contribuir para a compreensão do cotidiano rural e sua relação com a mídia, com o objetivo de participar de um avanço científico a respeito de como se configura a vida no campo, ajudando a superar, na medida que lhe couber, a visão de atraso e subdesenvolvimento com que muitos ainda enxergam os agricultores brasileiros. O trabalho tem como referencial teórico os Estudos Culturais de abordagens inglesa e latino-americana e os Estudos de Recepção. Entre os principais autores que contribuíram cientificamente para a pesquisa estão Richard Hoggart, Raymond Williams, E. P. Thompson, Stuart Hall, Nestor García Canclini, Jesús Martín-Barbero, Maria Immacolata Vassalo de Lopes e Nilda Jacks. Optou-se por realizar um estudo do tipo etnográfico em que aspectos do cotidiano foram norteadores para a compreensão da maneira como a mídia se insere e se relaciona com o modo de vida do agricultor familiar goiano. Entrevistas, observação etnográfica e anotações em diário de campo foram as ferramentas empregadas para levantamento e registro de dados. O estudo demonstrou que o acesso à mídia está intimamente relacionado com o cotidiano de trabalho do agricultor familiar e a ele está condicionado. Comprovou ainda que, enquanto produtos da mídia nacional dirigida por grandes grupos econômicos são usados pelo agricultor familiar predominantemente como ferramentas de entretenimento e de acesso a informações de nível global, é por meio da apropriação da mídia local que as famílias do campo produzem sentidos, interagem, questionam e ressignificam os produtos midiáticos. Nesse contexto, o rádio, e mais especificamente o programa jornalístico Microfone Aberto, da Primavera AM/FM, é a mídia que apresenta vínculo mais consistente com o agricultor familiar de Itapuranga. Por meio da observação da recepção de tal produto, foi possível comprovar o estabelecimento de relações negociadas entre audiência e emissora, revelando ainda perfil crítico e cidadão do agricultor familiar diante do acesso a conteúdos informativos locais. Assim, a pesquisa leva a pensar a mídia local como importante ferramenta de promoção da cidadania, tendo em vista a identificação e o senso de comunidade e pertencimento que promove – motivos pelos quais sugere a continuidade de estudos na área, especialmente comparados aos sentidos produzidos pela grande mídia.eng
dc.description.abstractEsta investigación buscó comprender cómo se da la producción de sentidos entre agricultores familiares de Itapuranga (GO) a partir de la recepción de medios y cómo este proceso se relaciona con el ejercicio de la ciudadanía en el campo. El estudio se desprende del análisis de un determinado producto de televisión, radio o internet para investigar los sentidos producidos por los medios en la vida cotidiana. La agricultura familiar es responsable de un tercio de los ingresos de los establecimientos agropecuarios brasileños (IBGE, 2006). Sin embargo, a pesar de la importancia que representa para la economía del país, los agricultores familiares, especialmente los más pobres del campo, viven en condición de subvalorización, muchas veces reforzada por los medios. Así la investigación se justifica como un intento de contribuir a la comprensión del cotidiano rural y su relación con los medios, con el objetivo de participar de un avance científico acerca de cómo se configura la vida en el campo, ayudando a superar, en la medida que le cabe, la visión de atraso y subdesarrollo con que muchos ven a los agricultores brasileños. El trabajo tiene como referencial teórico los Estudios Culturales de abordajes inglés y latinoamericano y los Estudios de Recepción. Entre los principales autores que contribuyeron científicamente a la investigación, Richard Hoggart, Raymond Williams, E. Thompson, Stuart Hall, Nestor García Canclini, Jesús Martín-Barbero, Maria Immacolata Vassalo de Lopes y Nilda Jacks. Se optó por realizar un estudio del tipo etnográfico en que aspectos de lo cotidiano fueron orientadores para la comprensión de la manera como los medios se inserta y se relaciona con el modo de vida del agricultor familiar goiano. Entrevistas, observación etnográfica y anotaciones en diario de campo fueron las herramientas empleadas para levantamiento y registro de datos. El estudio demostró que el acceso a los medios está íntimamente relacionado con el cotidiano de trabajo del agricultor familiar y está condicionado a él. También se comprobó que, mientras los productos de los medios nacionales dirigidos por grandes grupos económicos son usados por el agricultor familiar predominantemente como herramientas de entretenimiento y de acceso a informaciones de nivel global, es a través de la apropiación de los medios locales que las familias del campo producen sentidos, cuestionan y resignifican los productos mediáticos. En este contexto, la radio, y más específicamente el programa periodístico Microfone Aberto, de la Primavera AM/FM, es lo medio que presenta un vínculo más consistente con el agricultor familiar de Itapuranga. Por medio de la observación de la recepción de dicho producto, fue posible comprobar el establecimiento de relaciones negociadas entre audiencia y emisora, revelando aún perfil crítico y ciudadano del agricultor familiar ante el acceso a contenidos informativos locales. Así, la investigación lleva a pensar a los medios locales como importante herramienta de promoción de la ciudadanía, teniendo en vista la identificación y el sentido de comunidad y pertenencia que promueve - motivos por los que sugiere la continuidad de estudios en el área, especialmente comparados a los sentidos producidos por la comunicación los medios de comunicación.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2019-04-04T12:18:28Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Gilmara Roberto Moreira - 2019.pdf: 5554863 bytes, checksum: 8177175a61ead9547729ae5adf6ed944 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal de Goiáseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)eng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFGeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicação (FIC)eng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEstudos culturaispor
dc.subjectEstudos de recepçãopor
dc.subjectMeio ruralpor
dc.subjectMídiapor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectEstudios culturalesspa
dc.subjectEstudios de recepciónspa
dc.subjectMedio ruralspa
dc.subjectMedios de comunicaciónspa
dc.subjectLa ciudadaníaspa
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOeng
dc.titleA produção de sentido a partir da recepção de mídia entre agricultores familiares de Itapuranga (GO) e seus reflexos no exercício da cidadaniaeng
dc.title.alternativeLa producción de sentido a partir de la recepción de medios entre agricultores familiares de Itapuranga (GO) y sus reflejos en el ejercicio de la ciudadaníaspa
dc.typeDissertaçãoeng
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