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dc.creatorCosta, Bruna Rafaella Almeida da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1715564720859307eng
dc.contributor.advisor1Borges, Rosana Maria Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8386191325702205eng
dc.contributor.referee1Borges, Rosana Maria Ribeiro-
dc.contributor.referee2Sousa, Li-Chang Shuen Cristina Silva-
dc.contributor.referee3Jordão, Janaina Vieira de Paula-
dc.contributor.referee4Santos, Alexandre Tadeu dos-
dc.date.accessioned2019-04-24T12:10:06Z-
dc.date.issued2019-03-21-
dc.identifier.citationCOSTA, Bruna Rafaella Almeida da. Audio 3D e o corpo plugado: uma análise sobre imersão sonora na série Stranger Things. 2019. 123 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.eng
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9529-
dc.description.resumoO trabalho aqui exposto trata de um estudo sobre a tecnologia de Áudio 3D dentro do contexto do ciberespaço, um tipo de experiência sonora que proporciona a imersão do usuário. De todas as possibilidades e campos de estudo, escolheu-se para a investigação uma narrativa seriada na web, a Série Stranger Things. A escolha consiste em, a partir de um Estudo de Caso, compreender como a proposta de imersão se torna possibilidade expressiva dentro da narrativa seriada. Foram abordados conceitos sobre convergência, narrativa e áudio binaural usados no sentido de entender os contextos, sentidos e significados da narrativa a partir da proposta de imersão. A proposição também trabalhou com o movimento de transformação cultural a partir do surgimento da internet e através desse caminho como foi possível perceber a noção de Realidade Virtual (RV) e como influencia o corpo humano. Esta perspectiva de estudo toma por base os estudos de Santaella (2003). Abordou-se a narrativa no âmbito de sua estrutura com ênfase aos estudos de Todorov (2016) e os elementos que compõe o som em um produto audiovisual através de Chion (2011) e Rodriguez (2006). Foram realizadas uma Análise de Conteúdo e uma Análise Fílmica de forma a perceber o caminho expressivo do som na web a partir da Série Stranger Things, onde se destaca: O Som com a função Transmídia e o Som como Elemento Narrativo de Extensão do Corpo, demostrando assim a reconfiguração de produtos seriados no ciberespaço através da imersão sonora.eng
dc.description.abstractThe work presented here is about a study of 3D audio technology within the context of cyberspace, a type of sound experience that provides immersion of the user. Of all the possibilities and field of study, a serial narrative on the web was chosen for the investigation, particularly the Stranger Things Series. It consists of, from a Case Study to understand how this immersion becomes expressive possibility within the serial narrative. Concepts about convergence, narrative and binaural audio were approached to better understand this field of research. We worked with the cultural transformation from the emergence of the internet and through this way realize how Virtual Reality (VR) influences the human body based on the studies of Santaella (2003). The narrative was approached within its structure with emphasis on Todorov's studies (2016) and the elements that composes sound in an audiovisual product through Chion (2011) and Rodriguez (2006). There was a content analysis and analysis of a series of strange things, from a site in the series Stranger Things, which highlights: Sound with a Transmedia and Sound as a Narrative of Body Extension. thus demonstrating a reconfiguration of serial products in cyberspace through sound immersion.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Caroline Costa (ana_caroline212@hotmail.com) on 2019-04-23T19:49:06Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Bruna Rafaella Almeida da Costa - 2019.pdf: 2660035 bytes, checksum: 52b49e9eb367ba9c62adc09e327d4418 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2019-04-24T12:10:06Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Bruna Rafaella Almeida da Costa - 2019.pdf: 2660035 bytes, checksum: 52b49e9eb367ba9c62adc09e327d4418 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-24T12:10:06Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Bruna Rafaella Almeida da Costa - 2019.pdf: 2660035 bytes, checksum: 52b49e9eb367ba9c62adc09e327d4418 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2019-03-21eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESeng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal de Goiáseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Informação e Comunicação - FIC (RG)eng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFGeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicação (FIC)eng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectCorpo plugadopor
dc.subjectÁudio 3Dpor
dc.subjectSéries televisivaspor
dc.subjectNetflixeng
dc.subjectStranger Thingseng
dc.subjectPlugged bodyeng
dc.subject3D audioeng
dc.subjectTV serieseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOeng
dc.titleAudio 3D e o corpo plugado: uma análise sobre imersão sonora na série Stranger Thingseng
dc.title.alternativeAudio 3D and the pluged body: an analysis on sound imersion in the Stranger Things serieseng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (FIC)

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