Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9536
Tipo do documento: Dissertação
Título: O protagonismo do professor de língua inglesa por meio da experiência com o PIBID
Autor: Amaral, Patrícia Maria Ferreira
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/0570938419258955
Primeiro orientador: Gonçalves, Letícia de Souza
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/0857546056795502
Primeiro membro da banca: Amaral, Patrícia Maria Ferreira
Segundo membro da banca: Freire, Silvana Matias
Terceiro membro da banca: Freitas, Carla Conti de
Resumo: Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo sobre a formação continuadade professores de Língua Inglesa por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Esse programa é coordenado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e é uma das iniciativas criadas pelo Ministério da Educação para integrar a política nacional de formação de professores em nível superior. Diante disso, o trabalho buscará responder à seguinte pergunta: Em que medida o PIBID favorece ou não a formação continuada de professores de Língua Inglesa de uma cidade do interior do Estado de Goiás? Vale ressaltar que um dos objetivos do programa é possibilitar uma relação entre a teoria e a prática desde a formação inicial até a formação continuada dos professores. Para alcançar os objetivos propostos, o presente trabalho apresenta como geral: Compreender o papel do PIBID na formação continuada dos professores de LI. Este trabalho é um estudo de caso com abordagem qualitativa, tendo como instrumento de pesquisa questionários que buscaram caracterizar o perfil de quatro professoras, duas ligadas à educação básica (professoras supervisoras) e duas, ao ensino superior (professoras coordenadoras), bem como a participação delas no programa a fim de identificar a importância do PIBID para a formação continuada. O trabalho foi fundamentado com base nas considerações de Freire (1987), Kuenzer (1982), Lima (2001), Veiga (1998), Libâneo (2007), Dias (2009), Fávero (1992), Severino (2007), dentre outros. Desse modo, é relevante compreender a importância do PIBID, já que ele possibilita uma relação entre teoria e prática desde a formação inicial dos acadêmicos. Tal relação é importante para auxiliar um conhecimento técnico e prático, além de proporcionar uma formação continuada para os professores envolvidos no processo.
Abstract: This work aims to conduct a study on the continuing education of English - speaking teachers through the Institutional Program of Teaching Initiation - PIBID. This program is coordinated by CAPES - Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel - and is one of the initiatives created by the Ministry of Education to integrate the national policy of teacher training at the higher level. Therefore, the research will seek to answer the following question: To what extent does the PIBID favor or not the continuing education of English Language teachers in a city in the interior of the state of Goiás? As one of the objectives of the program is to enable a relationship between theory and practice from initial training to continuing teacher training. In order to reach the proposed objectives, the present work has as general: To understand the role of PIBID in the continuous formation of ESL teachers. This work is a case study with a qualitative approach, having as a research instrument questionnaires that sought to characterize the profile of four teachers, two linked to basic education (supervisors) and two to highereducation (coordinating teachers), as well as their participation in the program in order to identify the importance of PIBID for continuing education. The work was based on the considerations of Freire (1987), Kuenzer (1982), Lima (2001), Veiga (1998), Libâneo (2007), Dias (2009), Fávero (1992) and Severino (2007). others. In this way, it is relevant to understand the importance of the PIBID program, since it allows a relationship between theory and practice from the initial formation of the academics. Such a relationship is important to support a technical and practical knowledge, as well as to provide continuous training for teachers involved in the process.
Palavras-chave: PIBID
Formação continuada
Protagonismo
PIBID
Continuing education
Protagonism
Theory and practice
Teoria e prática
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação - CEPAE (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica (CEPAE)
Citação: AMARAL, P. M. F. O protagonismo do professor de língua inglesa por meio da experiência com o PIBID. 2019. 85 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9536
Data de defesa: 18-Mar-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica (CEPAE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Patrícia Maria Ferreira Amaral - 2019.pdf1,5 MBAdobe PDFBaixar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons