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dc.creatorMalaquias, Denis Rilk-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3534678351033935eng
dc.contributor.advisor1Ratts, Alecsandro José Prudêncio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0348844638764982eng
dc.contributor.referee1Ratts, Alecsandro José Prudêncio-
dc.contributor.referee2Barros, Juliana Ramalho-
dc.contributor.referee3Chaveiro, Eguimar Felício-
dc.contributor.referee4Dozena, Alessandro-
dc.contributor.referee5Clímaco, Magda de Miranda-
dc.date.accessioned2019-04-29T12:04:23Z-
dc.date.issued2019-03-15-
dc.identifier.citationMALAQUIAS, Denis Rilk. Música caipira de concerto: territorialidades e trajetórias da viola e violeiros no âmbito caipira. 2019. 240 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.eng
dc.identifier.urihttp://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9548-
dc.description.resumoNo presente trabalho o objetivo é identificar e analisar os processos de constituição do território caipira, por meio da trajetória socioespacial da viola e violeiros, com foco em músicos chamados de concertistas ou neocaipiras. A despeito dessa música problematizou-se o seguinte: Que territorialidades e/ou representações espaciais evidenciam? Qual o papel dessa música no âmbito da música caipira atual? Ainda sobre o elo afetivo entre os violeiros urbanos e o território caipira, esse seria influenciado pelo fazer musical ligado à essa cultura? Quais as relações que os violeiros concertistas têm com o universo caipira e não somente com a música? Como procedimentos metodológicos, foram utilizados: levantamento bibliográfico, com ênfase em estudos da música caipira; consulta a fontes secundárias e entrevistas acerca da trajetória musical, instrumental e socioespacial de quatro violeiros concertistas. A tese traz uma análise dos processos de consolidação de uma identidade caipira, passando pelas variadas facetas musicais vinculadas a esse campo de produção cultural, sobretudo, os violeiros neocaipiras e suas obras que evidenciam hibridismo e/ou reterritorialização cultural. As práticas musicais dos violeiros neocaipiras evidenciam justaposições de sonoridades de culturas distintas, sobretudo, uma aproximação com a música erudita e/ou de concerto, bem como interações em espaços urbanos peculiares a este cenário e mantém referências musicais, culturais e espaciais com o universo caipira.eng
dc.description.abstractIn the present work, the objective is to identify and analyze the processes of constitution of the caipira territory, through the socio-spatial trajectory of guitarrists and the brasilian ten-strings guitar, with a focus on musicians known as concertgoers or neocaipiras. Concerning this music, the following questions were discussed: What territorialities and / or spatial representations do evidence? What importance of music in the context of the current caipira music? Still on the affective link between the urban guitarrists and the caipira territory, would this be influenced by the musical making linked to that culture? What are the relationships that the concert performers guitar players have with the caipira universe and not only with the music? As methodological procedures, the following were used: bibliographical survey, with emphasis on studies of caipira music; consultation with secondary sources and interviews about the musical, instrumental and socio-spatial trajectory of four guitarrists. The thesis presents an analysis of the processes of consolidation of a caipira identity, passing through the varied musical facets related to this field of cultural production, above all, the neocaipiras guitarrists and their works that show hybridity and/or cultural reterritorialization. The musical practices of the neocaipiras guitarrists show juxtapositions of sonorities of distinct cultures, above all, an approach to classical and/or concert music, as well as interactions in urban spaces peculiar to this scenario, and maintains musical, cultural and spatial references to the caipira universe.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2019-04-29T12:03:25Z No. of bitstreams: 2 Tese - Denis Rilk Malaquias - 2019.pdf: 9237176 bytes, checksum: 3323b84199bd917670929e28f8af20e3 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESeng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal de Goiáseng
dc.publisher.departmentInstituto de Estudos Socioambientais - IESA (RG)eng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFGeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Geografia (IESA)eng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectTerritório caipirapor
dc.subjectTerritorialidadespor
dc.subjectTrajetórias socioespaciaispor
dc.subjectViola caipirapor
dc.subjectVioleiros neocaipiraspor
dc.subjectCaipira territoryeng
dc.subjectTerritorialitieseng
dc.subjectSocio-spatial trajectorieseng
dc.subjectBrasilian ten-strings guitareng
dc.subjectNeocaipira guitarristseng
dc.subject.cnpqGEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANAeng
dc.titleMúsica caipira de concerto: territorialidades e trajetórias da viola e violeiros no âmbito caipiraeng
dc.title.alternativeCaipira concert music: territorialities and trajectories of brasilian ten-string guitar and guitarists in the hick ambiteng
dc.typeTeseeng
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