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Tipo do documento: Dissertação
Título: Gestão de compras do programa nacional de alimentação escolar para o aumento da participação de agricultores familiares nas aquisições do Instituto Federal Goiano
Título(s) alternativo(s): Management of purchases of the programa nacional de alimentação escolar for increasing the participation of family farmers in the acquisitions of the Goiano Federal Institute
Autor: Correia, Juliana Hernandez
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/8725607950269266
Primeiro orientador: Carval, Willer Luciano
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/8972356606512091
Primeiro membro da banca: Carvalho, Willer Luciano
Segundo membro da banca: Bevilacqua, Sollon
Terceiro membro da banca: Nogueira Neto, José de Araújo
Quarto membro da banca: Caldeira, Pedro Jorje Zaniy Pampulim Martins
Resumo: As atividades da agricultura familiar promovem desenvolvimento ambiental, econômico e de relações sociais, por isso a necessidade de seu incentivo e manutenção por parte de políticas públicas. Dentre as políticas, o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE estimula a potencialização do trabalho no campo e promoção de segurança alimentar. Por meio da Lei no 11.947/2009, no mínimo 30% do orçamento repassado pelo FNDE para a aquisição de alimentos para a merenda escolar deve ser destinado à compra direta de produtos da agricultura familiar. Porém, estudos demonstram que esse percentual, de maneira geral, não é alcançado. Em vista disso, esse estudo buscou identificar e propor melhorias às restrições no processo de aquisições de alimentos da merenda escolar por meio do PNAE no Instituto Federal Goiano a fim de, possivelmente, incentivar a participação de um maior número de agricultores familiares como fornecedores. Para tanto, foram aplicados aos envolvidos no processo (agricultores familiares e gestores de compras) questionários em escala Likert, os quais foram explorados seguindo metodologias como: análise categórica de dados, de variância e de correlações. Como principal resultado, tem-se que o principal gargalo identificado nas atividades do processo foi o Passo 01 – Orçamento, em pontos de capacitação profissional e conhecimento sobre como o processo é iniciado. Esse passo possui forte correlação positiva com o Passo 10 - Termo de recebimento e pagamento dos agricultores, o que implica dizer que, ao promover capacitação dos servidores, a avaliação sobre como os produtos são solicitados e armazenados e como se dá o pagamento aos fornecedores também será otimizada. Com isso, foi elaborada uma proposta de intervenção sugerindo alterações nas atividades do processo de compras.
Abstract: The activities of Family Farming promote environmental, economic and social development, therefore, there is a need for its encouragement and maintenance by public policies. Among the policies, the Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) boosts work in the crop fields and promotes food security. Through Law n. 11.947/2009, at least 30% of the budget passed by the Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) for the purchase of food for school meals should be destined to the direct purchase of products from Family Agriculture. However, studies show that this percentage, in general, is not reached. In this perspective, this study intended to identify and propose improvements to the restrictions in the food acquisition process of school meals through the PNAE at the Instituto Federal Goiano in order to possibly promote the participation of a larger number of family farmers as suppliers. In order to do so, we applied questionnaires on a Likert scale to those involved in the process (family farmers and purchasing managers), which were explored using methodologies such as categorical analysis of data, variance and correlations. As a result, it has been identified that the main bottleneck in the process activities was Step 01 - Budget, at professional training points and knowledge about how the process is initiated. This step has a strong positive correlation with Step 10 - Receiving and payment term of the farmers, which implies that, when promoting the qualification of the servers, the evaluation of how the products are requested and stored and how the payment is given to the suppliers will be optimized. With this, a project was elaborated with changes in the activities of the purchasing process.
Palavras-chave: PNAE
Gestão de compras públicas
Agricultura familiar
PNAE
Public procurement management
Family farming
Área(s) do CNPq: ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT (RG)
Programa: PROFIAP - Programa de Pós-graduação em Administração Pública Andifes (FCT)
Citação: CORREIA, J. H. Gestão de compras do programa nacional de alimentação escolar para o aumento da participação de agricultores familiares nas aquisições do Instituto Federal Goiano. 2019. 82 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9573
Data de defesa: 29-Mar-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional - Andifes (FCT)

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