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Tipo do documento: Dissertação
Título: A psicologia brasileira na regulação da sexualidade: considerações sobre sua inserção no contexto da educação sexual
Título(s) alternativo(s): Brazilian psychology in the regulation of sexuality: considerations about its insertion in the context of sexual education
Autor: Borges, Magda Maria
Currículo Lattes do Autor: http://lattes.cnpq.br/4041789056433882
Primeiro orientador: Boechat, Filipe Milagres
Currículo Lattes do primeiro orientador: http://lattes.cnpq.br/8473520379317311
Primeiro membro da banca: Boechat, Filipe Milagres
Segundo membro da banca: Paula, Helga Maria Martins de
Terceiro membro da banca: Lacerda Junior, Fernando
Resumo: Este trabalho é um estudo teórico e tem como objetivo central compreender a função da psicologia no processo de regulação da sexualidade no ambiente escolar, sobretudo pela atuação da Psicologia Escolar. Buscamos entender como a escola contribui para produção, reprodução ou a crítica de determinadas expressões da sexualidade. Além disso, buscamos demonstrar o modo como esta instituição se coloca no centro das disputas pelas forças antagônicas na sociedade. Nesse sentido, procuramos identificar como essas relações e questões têm sido elaboradas e processadas pela psicologia brasileira, sobretudo pela atuação do Conselho Federal de Psicologia. Dessa forma, tentamos analisar criticamente os aspectos ideológicos que atravessam os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) norteadores da educação formal brasileira no tripé relacional: escola, sexualidade, psicologia.
Abstract: This work is a theoretical study and its main objective is to understand the role of psychology in the process of regulating sexuality in the school environment, especially by the procedure of School Psychology. We seek to know how school contributes to the production, reproduction or critique of certain expressions of sexuality. Besides that, we look for to demonstrate the way how this institution places itself at the center of disputes by antagonistic forces in society. In this sense, we seek to identify how these relations and questions have been elaborated and processed by Brazilian psychology, especially by acting of the Federal Counsel of Psychology. Thus, we try to critically analyze the ideological aspects that cross National Curricular Parameters (NCPs) that guide Brazilian formal education in the relational tripod: school, sexuality, psychology.
Palavras-chave: Sexualidade
Escola
Psicologia
Psicologia escolar
PCNs sexuality
School
Psychology
School psychology
NCPs
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Sigla da instituição: UFG
Departamento: Faculdade de Educação - FE (RG)
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia (FE)
Citação: BORGES, M. M. A psicologia brasileira na regulação da sexualidade: considerações sobre sua inserção no contexto da educação sexual. 2019. 118 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9581
Data de defesa: 26-Mar-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia (FE)

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